Descubra qual a origem da cocada brasileira

Conheça a Origem da cocada e como é feito aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da cocada Brasileira leia aqui!

A cocada brasileira é uma das sobremesas mais consumidas no nosso país, ainda mais em época de festejos juninos. Então, se você é um amante de comidas tradicionais brasileiras e quer saber como surgiu esse doce, que já deveria ter sido considerado patrimônio brasileiro, continue lendo e saiba como se originou a cocada brasileira.

O que é a cocada brasileira?

A cocada é um doce fabricado a partir da junção entre o coco e o açúcar. Algumas cozinheiras, para dar um “up” na receita, ainda acrescentam leite condensado e deixam a sobremesa ainda mais saborosa.

Vale salientar que o nome cocada, deve-se ao fato do doce ter uma consistência mais “dura” e crocante, assim como ter como seu principal ingrediente o coco, alimento considerado como fruta, rico em vitaminas e minerais.

Qual a origem da cocada brasileira?

No Brasil, ainda não é estabelecido como se deu a sua origem, o que se sabe é que está relacionada aos povos afro-brasileiros, que desde os tempos da colonização, inseriram várias receitas, principalmente doces, em nosso país.

Qual a origem da cocada brasileira
Fonte/Reprodução: original

Considerada uma iguaria africana, possivelmente inserida na culinária brasileira por meio dos escravos, que vieram da África.

Quais os tipos de cocadas brasileiras?

Sabe-se que a receita clássica, em sua originalidade, levava açúcar mascavo, coco ralado e calda feita com açúcar e água. Depois, com o aumento do acesso ao açúcar simples, as cocadas passaram a ser feitas com esse tipo de açúcar.

Quais os tipos de cocadas brasileiras
Fonte/Reprodução: original

Em Minas Gerais, considerado um Estado com alta produção e comercialização de leite, foi originada uma versão nova e que posteriormente viria a ser uma das mais famosas: a cocada brasileira cremosa. Assim, de acordo com estudos,foi neste Estado que surgiu a famosa cocada brasileira cremosa.

A cocada brasileira é típica de qual região?

A cocada brasileira é considerada patrimônio da região Nordeste do país, ainda mais na região da Bahia, em Salvador, pois há a presença deste doce em todos os restaurantes da capital.

Como fazer a cocada brasileira?

Vamos aprender como fazer a receita clássica de cocada brasileira? veja quais ingredientes utilizar, assim como modo de preparo:

Ingredientes para fazer cocada brasileira:

Confira abaixo alguns dos ingredientes para fazer a cocada:

  • 360 ml de água (1½ xícaras)
  • 250 gramas de açúcar (1 xícara de chá)
  • 240 gramas de coco ralado (1 xícara de chá )

Modo de preparo: primeiro, leve ao fogo o açúcar e a água para formar o ponto de bala mole.Depois, acrescente o coco ralado e misture muito bem. Logo após, retire do fogo até que todos os ingredientes estejam homogeneizados.

Dica importante: A receita da cocada brasileira pode ser um pouco difícil, pois existe uma dificuldade de chegar ao ponto perfeito da cocada. Para isso, deixe os ingredientes na panela até que o creme desgrude do fundo, ou pode fazer o teste de colocar um pouco da cocada ainda quente em um prato com água fria. Assim você saberá quando a cocada brasileira estiver perfeita para consumo, pois em contato com a água, ela ficará dura.

Em síntese, pode-se dizer que a cocada brasileira teve sua origem através da colonização, sendo trazida pelo Brasil pelos africanos. Tudo indica que a sobremesa ficou famosa na região nordeste e foi sendo inserida nos demais Estados do País. Nos dias de hoje há várias variações da cocada brasileira, sendo uma das mais famosas, as criadas pelos mineiros, no qual utilizam o leite de vaca integral na confecção de cocadas cremosas.

2 comentários em “Descubra qual a origem da cocada brasileira”

Deixe um comentário