Qual a origem da cartola brasileira?

Conheça a Origem da Cartola Brasileira e algumas curiosidades sobre aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da cartola brasileira leia aqui!

A origem da cartola brasileira remonta séculos de distância de nós, e mesmo assim, ainda a vemos como figura de destaque nos menus dos melhores restaurantes do país, especialmente na região Nordeste. Devido ao contexto rico que envolve os personagens da época colonial, essa sobremesa simboliza nossa história.

Confira a seguir a origem da cartola brasileira, de qual estado vem essa sobremesa tão querida, como é feita e quais são os tipos encontrados atualmente.

Qual a origem da cartola brasileira?

Durante o curso de sua história, o Brasil já recebeu povos de inúmeros países e de todos os continentes. No entanto, é inegável que existe uma tríade formada por etnias que responde pela maior parte de nossa cultura. Portanto, não é de se espantar que a origem da cartola brasileira nasce da junção desses três povos: indígenas, portugueses e africanos.

origem da cartola brasileira
Fonte/Reprodução: original

A banana, que se tornou um dos grandes símbolos do Brasil, não teve origem em nossas florestas, mas foi trazida das Ilhas Canárias pelos portugueses. O chamado queijo manteiga, que também ficou conhecido como queijo do sertão, fazia parte das refeições dos escravos africanos na era colonial. O açúcar era o maior produto brasileiro da época e a canela era uma especiaria, usada na sobremesa e em outros pratos.

A junção desses elementos formou a cartola, que recebeu esse nome provavelmente por causa da altura e da cor. É uma sobremesa em camadas, onde o queijo e a banana ficam sobrepostos, com o toque de açúcar e canela por cima.

De qual estado vem a cartola?

A origem da cartola brasileira tem raízes no estado de Pernambuco, que ano de 2009 tornou essa sobremesa em um patrimônio cultural e imaterial.

Como é feita uma cartola brasileira?

O segredo na origem da cartola brasileira, e como é consumida atualmente, é a simplicidade da sobremesa. Para prepará-la, basta fatiar a banana ao meio e fritá-la com manteiga em uma frigideira. O uso da manteiga de garrafa acentua ainda mais o sabor da banana.

Como é feita uma cartola brasileira
Fonte/Reprodução: original

Em seguida, vem o queijo. Na mesma frigideira, após tirar o excesso de gordura, é colocada uma fatia grossa de queijo manteiga, coalho ou canastra, que deve ser frita dos dois lados, até uma crostinha deve aparecer. Essa crosta é uma das marcas do doce, logo é importante estar atento a ela.

Por fim, resta a montagem. Primeiro a banana, por cima o queijo, açúcar e canela para polvilhar.

Tipos de cartola brasileira

A gastronomia sempre evolui, e isso se aplica até às sobremesas simples como a cartola brasileira.

Cartola Simples

A cartola brasileira simples é o doce mais tradicional de Pernambuco, quiçá do Nordeste. Sua marca é o queijo manteiga.

Cartola com achocolatado

Nesse tipo, há um toque de chocolate ao doce, mas de maneira sutil. Junto à canela polvilhada, é possível substituir o açúcar pelo achocolatado.

Cartola com Melado de Cana

Também com um sabor bem brasileiro, esse tipo pode ser feito em uma travessa. A principal diferença é que o queijo não é em formato, mas de creme, feito com queijo manteiga e leite. O melado de cana entra na finalização, o que enriquece ainda mais o sabor da sobremesa.

Tanto a origem da cartola brasileira, quanto o seu sucesso atual, mostram o quanto essa sobremesa é amada por nosso povo. Além de ser muito saborosa e ter um charme só seu, é uma sobremesa muito fácil de fazer, não à toa, ela é vista nas mesas de casas e restaurantes de todo o Brasil.

Deixe um comentário