Conheça a Origem da carteira de trabalho e para que serve aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do documento leia aqui!
Certamente um dos direitos mais importantes em todo nosso país são os trabalhistas, simbolizados pela carteira de trabalho, mas você sabe qual a origem da carteira de trabalho?
Muita gente ainda não tem ideia de onde vieram todos os direitos que asseguram a elas condições de trabalho humanas e dignas. Hoje vamos aprender qual a origem da carteira de trabalho e como ela é importante para nossa sociedade. Confira!
O que é a carteira de trabalho?
Para entendermos melhor a origem da carteira de trabalho, vamos analisar no que consiste o objeto e quais as suas principais funções.

A carteira de trabalho é uma espécie de caderneta ou caderno onde são colocadas algumas informações relevantes sobre o emprego do trabalhador. Ao ser admitido em um novo emprego alguns dados sobre seu trabalho e profissão são adicionados na carteira de trabalho. Entre essas informações está a data de admissão, cargo ocupado, salário do indivíduo e outras informações relevantes.
Há também outras informações que são adicionadas à carteira de trabalho em outros momentos como o recebimento do PIS, seguro desemprego, a rescisão do contrato e outras informações que também impactam e se relacionam com sua vida profissional. Entender esses aspectos é fundamental para compreendermos a origem da carteira de trabalho.
Qual a origem da carteira de trabalho?
Embora a origem da carteira de trabalho como conhecemos tenha acontecido em 1932 no governo de Getúlio Vargas, versões mais antigas do documento existem desde 1891 com livros onde eram assinaladas informações sobre o trabalho e os trabalhadores. Esses livros não ficavam com os trabalhadores, como é o caso da carteira de trabalho, mas sim com as próprias empresas.
Mas não pense você que essa foi a única modificação que o documento sofreu. Desde a origem da carteira de trabalho até hoje o documento vem recebendo atualizações e mudanças significativas para que se adéque a novos tempos e até a novos profissionais. Entre a mudança mais drástica está talvez o uso da carteira virtual que pode ser acessada por aplicativos!
Para que serve a carteira de trabalho?
Existem inúmeras razões que implicaram na origem da carteira de trabalho. Entre elas a necessidade de um documento que tivesse registrado informações profissionais relevantes sobre o indivíduo.

Assim qualquer um pode pleitear na justiça caso se sinta profissionalmente lesado por seu empregador, e ter a carteira de trabalho em mãos ajuda muito na investigação de qual foi afinal o contrato original, quanto tempo o indivíduo trabalhou para determinada empresa e em qual cargo.
Quem pode ter a carteira de trabalho?
Se a carteira de trabalho é um documento tão importante, logo não deve haver muitos impedimentos para obtê-la, correto? E a resposta é sim! Todo brasileiro nascido no país ou naturalizado aqui tem direito a conseguir sua carteira de trabalho desde que tenha mais de 14 anos.
Como solicitar a carteira de trabalho?
Agora que você já conhece a origem da carteira de trabalho e está querendo obter a sua, saiba que é muito fácil. Basta se dirigir a alguma instituição do estado como PAT, Poupa Tempo, Superintendência do Trabalho, entre outras com seus documentos: RG, CPF, CEP e foto 3×4.
A confecção da carteira é muito fácil, rápida e simples e você um dia irá necessitar desse documento tão importante.
O que acontece se eu perder a carteira de trabalho?
Mesmo sendo um documento importantíssimo, infelizmente nós podemos acabar perdendo nossa carteira de trabalho original. Se isso acontecer não se desespere, mas agende uma segunda via da carteira de trabalho no site do Ministério do Trabalho e Emprego.
Conhecendo a origem da carteira de trabalho fica mais fácil entender porque ela é tão importante. Então cuide bem da sua!