Descubra qual a origem da carne de sol no Brasil

Conheça a origem da carne de sol no Brasil aqui no Origem das coisas. Para saber mais do surgimento da carne de sol leia aqui!

A origem da carne de sol e sua presença em diversos pratos brasileiros, faz com que essa carne seja muito famosa em nosso país. Se você quer saber mais sobre a origem e todas as possibilidades de incluir a carne de sol na sua alimentação, confira nossas dicas.

Qual a origem da carne de sol no Brasil?

A origem da carne de sol é indígena e portuguesa, não se sabe ao certo. Porém, a técnica de conservar carnes com sal é bem antiga, utilizada em diversos tipos, como o bacalhau, muito consumido pelos portugueses.

Diferença da carne de sol para carne seca
Fonte/Reprodução: original

Mas foi no nordeste brasileiro que a origem da carne de sol ficou mais conhecida e também é lá que esse tipo de carne é mais consumida em diversos tipos de receitas.

Como é realizado o preparo da carne de sol?

Agora que você já sabe qual a origem da carne de sol, chegou a hora de saber como prepará-la.

O preparo da carne de sol é realizado em alguns passos. No primeiro momento, você passará uma camada de sal na sua carne e em seguida colocá-la em um lugar coberto e ventilado, para secar.

Quanto mais seco o ambiente, melhor é o resultado da sua carne. Por isso ela é muito preparada no nordeste, que tem o clima ideal para a carne de sol perfeita.

As melhores carnes para preparo de carne de sol?

A carne de sol pode ser feita com todo tipo de carne bovina, mas existem algumas opções que deixam o resultado mais saboroso. Entre essas opções estão o coxão mole, lagarto, alcatra e até mesmo contrafilé.

Mas é preciso ter ciência de que a carne está fresca e tem boa qualidade. Por isso, opte por comprar no dia do preparo e sempre em açougues de sua confiança.

Diferença da carne de sol para carne seca

Embora muita gente confunda, a carne de sol e a carne seca são diferentes não só em seu preparo, mas também no sabor.

Qual a origem da carne de sol no Brasil
Fonte/Reprodução: original

A carne seca é preparada com algumas perfurações e mergulhada em água com sal. Depois disso é exposta ao sol para desidratar. Assim como a carne de sol, ela é típica do nordeste e sua principal característica é a coloração mais escura. Ela tem uma alta durabilidade e pode ter validade de em média 4 meses.

Apesar de parecer super salgada, a carne de sol é menos salgada que a carne seca e não é necessário dessalgá-la antes do consumo.

Receitas com carne de sol

A carne de sol é super versátil e é possível utilizá-la em diversas receitas. Preparamos uma lista de receitas para você apostar na carne de sol:

Escondidinho

De batata ou de mandioca, o escondidinho é uma ótima receita utilizando carne de sol. É simples, rápido, porém extremamente saboroso.

Com mandioca

A combinação perfeita da carne de sol, sem dúvidas, é com a mandioca. Você pode apostar em um saboroso ensopado, com bastante tempero e ervas.

Farofa

Para dar um up na sua farofa, aposte na carne de sol para complementar. Vale ainda acrescentar pimentões e abusar dos temperos.

Com abóbora

Assim como a mandioca, a abóbora também combina muito bem com a carne de sol. Por conta de seu sabor adocicado, a combinação com a carne mais salgada é simplesmente muito saborosa.

Agora, você já sabe a origem da carne seca, como preparar na sua casa e diversas receitas diferentes e saborosas, tanto para almoços do dia a dia, quanto para almoços especiais.

1 comentário em “Descubra qual a origem da carne de sol no Brasil”

Deixe um comentário