Conheça a origem da Cápsula do Tempo!

A origem da cápsula do tempo aparece devido à necessidade da humanidade em manter registros e memórias de sua época, este é um hábito que resiste ao tempo.

Embora ao relacionarmos o termo cápsula a algum tipo de invólucro, encontramos de outras maneiras registros da evolução da humanidade. As pinturas rupestres, ossos de animais e pessoas, objetos antigos perpetuam por nosso globo, descobertos por profissionais que estudam e datam para identificarmos partes da história civilizatória de nosso mundo.

Essas “cápsulas” descobertas, mas sem a intenção, podem ser a inspiração para a origem da cápsula do tempo. Desenvolvidas com a intenção de guardar objetos, fotos, documentos e outras coisas de lembrança para ser abertas após um certo tempo.

Assim, siga com a leitura e descubra mais sobre a origem da cápsula do tempo, para que serve e outras curiosidades, confira.

Qual a origem da Cápsula do Tempo?

A origem da Cápsula do Tempo, com data determinada para abrir, foi desenvolvida nos Estados Unidos, numa exposição conhecida por Exposição Universal de 1876. Na cápsula continha: uma caneta de ouro, tinteiro, livro, imagens de políticos e assinaturas de alguns cidadãos. O intuito era que a mesma pudesse ser aberta cem anos depois de seu fechamento.

Qual a origem da Cápsula do Tempo
Fonte/Reprodução: original

Após essa iniciativa da origem da Cápsula do Tempo, os americanos desenvolveram diversas. Uma bem conhecida na história foi a Westinghouse, que também criou uma cápsula na Feira Mundial de Nova Iorque em 1939, e uma segunda em 1965.

Inclusive, o nome tornou-se conhecido dessa maneira pelo George Edward Pendray, quem criou a cápsula. Saiba que até para o espaço foram enviadas cápsulas com informações do nosso planeta.

Como a Cápsula do Tempo foi criada?

O registro da origem das Cápsulas do Tempo aparece em todos os continentes, com a intenção de armazenar artefatos ou objetos sagrados quando se tratavam de templos e igrejas, como símbolo de santificar o local.

Essa prática também acontecia em prédios e monumentos, nesse caso, guardavam documentos ou símbolos nacionais. Essas cápsulas não eram feitas para serem descobertas e abertas, mas sim como uma forma de firmar a representatividade do local.

Qual o objetivo da Cápsula do Tempo?

Desde a origem da Cápsula do Tempo, o objetivo deste item é armazenar informações de uma época em que é criada para compartilhar com as pessoas de uma época futura.

Essas informações são variadas: cartas, objetos, utensílios, documentos, registros, imagens, entre outras que os criadores da cápsula queiram guardar e apresentar à geração futura. Após organizada, estipula-se uma data para ser aberta.

Para que serve a Cápsula do Tempo?

Na origem da Cápsula do Tempo, ela serve para armazenar os itens que serão inseridos nela. Por esse motivo, o material usado na sua construção precisa ser resistente, para preservar o que tiver contido nela.

Materiais como o vidro, inox ou plástico são considerados viáveis para conservar os itens no invólucro. Procure envolver os itens em papéis e tecidos que ajudem a manter os itens secos, frios e escuros.

Para que serve a Cápsula do Tempo
Fonte/Reprodução: original

Uma outra dica é usar saquinhos em gel ou sílica, daqueles que costumam vir em bolsas ou eletrônicos para contribuir na conservação do material que estiver na cápsula.

Além de planejar com que material irá construir a cápsula, é interessante também organizar os elementos que quer guardar, registrar as data de fechamento e abertura, esconder ou enterrar em um espaço que poderá ter acesso para abri-la e uma ação importante: ter anotado a referência do local da cápsula em uma fonte segura.

Com isso, você conheceu a origem da cápsula do tempo e outra curiosidade é que atualmente, ela é muito utilizada em cerimônias de casamento. Para guardar memórias desse momento tão especial. Assim, se reúna com sua família e amigos para montar a sua e depois revisitar o passado com boas memórias.

Deixe um comentário