Origem da Capoeira: veja tudo sobre!

Qual a origem da capoeira? Uma luta? Uma dança? Ou uma modalidade esportiva? Essas dúvidas são bastante comuns quando falamos da capoeira. A capoeira quando é praticada pode parecer muitas coisas, é coreografada o suficiente para parecer uma dança e também é letal o suficiente para ser uma luta, inclusive tendo alguns seus golpes exportados para outras artes marciais.

Algo que também nos interessa na capoeira é sua relação com o próprio Brasil, símbolo de nosso país em inúmeras ocasiões mundo afora. Sem dúvidas é uma arte relevante, e seja qual for sua natureza, conhecer a origem da capoeira é conhecer mais a respeito da própria cultura brasileira.

O que é a Capoeira?

Antes de conhecer a origem da capoeira, vamos entender melhor no que consiste a prática. A capoeira é difícil de ser definida como uma dança, uma luta ou uma simples coreografia pois é um exercício que une todos esses elementos.

Especialistas acreditam que a capoeira era eminentemente uma forma de escravos e de negros no Brasil se defenderem des senhores de escravos, treinando práticas de luta efetivas, como chutes fortes, tapas e movimentação. Porém, para “mascarar” os treinos, os escravos decidiram colocar elementos de dança e de música, que até hoje estão presentes na prática da capoeira.

O que é a Capoeira
Fonte/Reprodução: original

Assim sendo, a capoeira é sim uma forma de dançar e de fazer uma certa coreografia, ao mesmo tempo que também é uma forma de lutar e se defender. De sua origem até hoje, a capoeira ainda é praticada com música e com dança, sendo que o movimento dos seus atletas é definido pela música que está tocando.

Entretanto, a capoeira hoje é utilizada em muitos outros contextos, sendo uma prática mais marcial. Os golpes de capoeira estão sendo usados e exportados para outros esportes, incluindo o MMA (Artes Marciais Mistas).

Quem é o criador da capoeira?

Ao entendermos a origem da capoeira fica claro que não há necessariamente um criador, mas sim uma situação que acabou dando origem para a capoeira. No caso, a capoeira se originou da necessidade que os escravos tinham de se proteger, e para mascarar seu treinamento incrementaram a música na prática.

Característica da Capoeira

A capoeira é uma prática brasileiríssima, sendo frequentemente associada como símbolo brasileiro. É realmente uma expressão de nossa cultura, e conhecer suas características é conhecer parte de nossa história. As principais características da capoeira são:

  • Movimentos plásticos, bonitos e realizados de forma rítmica;
  • Uso do berimbau para tocar as músicas tradicionais da capoeira;
  • Formação de uma roda de praticantes e espectadores chamada de “roda de capoeira”;
  • Graduação do capoeirista indicada pela cor da corda que o atleta carrega em sua cintura.

As músicas da capoeira são facilmente identificáveis como parte da arte marcial, sendo que é provavelmente a única arte marcial que podemos associar com uma música de modo tão objetivo e concreto.

Por que a capoeira tem esse nome?

Falamos da origem da capoeira mas não tratamos sobre o seu nome. O nome da capoeira vem da língua indígena que une as palavras ka’a (mata, ou mato) e pûer (que foi). Sendo assim, a união dessas palavras formaria uma frase como “aquilo que foi da mata”.

Por que a capoeira tem esse nome
Fonte/Reprodução: original

A origem da capoeira é um dado interessante a respeito de nossa própria cultura. Devemos conhecer e nos orgulhar dessa arte marcial e do seu poder transformador na vida de milhares de atletas, crianças e praticantes que tem em todo o nosso país. Hoje a prática é um dos elementos mais fortes que identifica o Brasil no mundo inteiro.

Deixe um comentário