Entenda qual a origem da canjica de milho verde

Conheça a Origem da Canjica de Milho verde e como ela é feito aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento da Canjica de milho verde leia aqui!

O milho é uma das especiarias muito utilizada na culinária brasileira, a canjica de milho verde é um dos muitos pratos que é possível fazer a preparação através do milho. Além desse, outros como o cuscuz, o mungunzá, milho verde cozido e assado, o fubá e outras comidas típicas ou não do Brasil.

Apesar de ser bastante disseminada no Brasil, como uma comida típica principalmente nos festejos juninos, a canjica de milho verde não teve a sua criação em solo brasileiro. Ficou curioso: confira no decorrer do texto onde foi criada a canjica.

O que é a canjica de milho verde?

É um prato muito consumido no Brasil e é uma comida típica de festividades juninas. Tem diferentes apresentações, a depender de qual região do país está, no Nordeste, a canjica é um tipo de mingau, que pode ter a sua consistência pastosa quando quente, ou mais parecida com uma gelatina, quando resfriada.
Já em relação às regiões sudeste e centro-oeste, a canjica se apresenta no formato de milho branco cozido. O que no Nordeste recebe o nome de mungunzá.

Quais os benefícios da canjica de milho verde?

O milho, principal componente da canjica, é um alimento rico em vitaminas, principalmente a B1 e também em minerais, como o magnésio, o fósforo e também o potássio. Que são componentes essenciais para fornecer energia para o organismo, evitar a fadiga muscular, auxiliar o sistema nervoso com a condução dos seus impulsos.

Quais os benefícios da canjica de milho verde
Fonte/Reprodução: original

Além disso, é um excelente atuante na prevenção do envelhecimento celular, com ações antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce das células.

Qual a origem da canjica de milho verde?

Apesar de muito disseminada e consumida no Brasil, ainda não se tem um consenso de onde foi originada a canjica, não se sabe ao certo se ela teve origem em solo brasileiro ou foi trazida no tempo da colonização, isso devido à semelhança de preparação de alguns pratos em outros continentes e também pela etimologia da palavra canjica. Abaixo você pode conferir um pouco mais sobre.

Índia

Uma das teorias da origem da canjica é a partir da Kanji, termo utilizado para se referir a comida consumida pelos indianos durante o mês do Ramadã, que consiste basicamente em arroz com água, o que daria um prato semelhante a canjica de milho verde.

Tupinambás

Uma outra teoria também muito levada em consideração é a de que os tupinambás já faziam o preparo desse prato, o termo “acanjic” é de origem tupi e se transformou até o que conhecemos hoje, além disso, esse era um povo que fazia o consumo em larga escala do milho e de alimentos derivados desse, o que leva a crença de que a canjica pode ter sido originária desses povos.

África

Uma das teorias e termos mais aceitos é de que a origem é africana, no qual, o termo canjica advém da palavra “Kanzika”, o termo era usado para designar o mingau ou a papa de milho, na região do Congo e também da Angola.

Acredita-se que os escravos foram responsáveis por trazer esse prato para o Brasil, que era muito consumido nas senzalas, e posteriormente ganhou o gosto das mesas dos grandes senhores, com o incremento de novos ingredientes, como a canela, o leite de coco e entre outros.

Quais outros nomes para a canjica de milho verde?

Além de canjica, como é conhecida na região Norte e Nordeste do país, esse prato também recebe outras denominações, como Curau ou Jimbelê na região sudeste e centro-oeste e no Rio de Janeiro é chamada de canjiquinha.

Como é feita a canjica de milho verde?

Em cada região do país existem diferenças no modo de preparo e pode um ou outro ingrediente não entrar, no geral, os ingredientes mais utilizados para preparar esse delicioso prato são: grãos de milho (geralmente processados no liquidificador ou moídos), leite de vaca e de coco, açúcar, água, canela e em alguns casos amendoim.

Como é feita a canjica de milho verde
Fonte/Reprodução: original

Após processado, o milho deve ser passado em uma peneira, descartado seu bagaço e o líquido, junto com os outros ingredientes devem ser levados ao fogo, até formar o mingau consistente. A canela deve ser colocada em pequenas porções quando a canjica já estiver no prato.

Qual a história da canjica de milho e a festa junina?

Os Portugueses costumavam festejar a colheita do trigo nas suas terras, ao colonizar o Brasil, aqui não havia o cultivo dessa especiaria, mas no mesmo tempo em que eles faziam esses festejos, era o tempo da colheita do milho nas terras brasileiras, foi de onde surgiram os festejos juninos.

Assim, todos os pratos possíveis de produzir pelo milho ganham ênfase naquele tempo, e por isso até hoje, as festas juninas são marcadas por ter grande quantidade de milho em seus pratos típicos, como por exemplo a canjica.

3 comentários em “Entenda qual a origem da canjica de milho verde”

Deixe um comentário