Conheça a Origem da Bússola e o que é aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do item, leia aqui!
A bússola é sem dúvidas uma das maiores invenções da humanidade, mas você conhece a origem da bússola? Sendo ela um aparelho usado principalmente pelos navegadores para se localizar geograficamente, a bússola se tornou uma ferramenta fundamental para os homens.
Com o avanço da tecnologia, a bússola acabou sendo substituída por outras ferramentas, mas isso não quer dizer que ela tenha perdido a importância. Quer saber mais sobre a origem da bússola? Então acompanhe o texto, para saber o que é, como funciona e outras curiosidades.
O que é uma bússola?
A bússola é uma ferramenta usada para se orientar e localizar geograficamente. Sua função é baseada nas propriedades magnéticas, existentes nos materiais ferromagnéticos e no campo magnético da terra.

As bússolas possuem uma estrutura muito simples, com uma agulha suspensa por um centro de gravidade, postos em um plano horizontal. A agulha geralmente é vermelha, mas a sua posição é única, apontando sempre para o norte. Vamos conhecer agora a origem da bússola.
Qual a origem da bússola?
A origem da bússola veio a partir dos chineses, com um modelo completamente diferente do que conhecemos, criado no século I. A primeira bússola era composta por um prato, para representar a terra, e uma colher de magnetite.
Mesmo sendo muito simples, esse instrumento se tornou uma peça fundamental na navegação, além de ser muito utilizado na cartografia e astronomia. A bússola criada pelos chineses foi se popularizando, até passar a ser usada por navegadores em todas as partes do mundo.
Esse sistema continuou sendo usado por vários anos, até o navegante italiano Flavio Gioia atualizar a bússola, utilizando esse mesmo sistema sob um cartão com a rosa-dos-ventos, usada para indicar os pontos cardeais. Por conta disso, o italiano é considerado por muitos o verdadeiro inventor da bússola.
Já a origem da bússola moderna se dá após a invenção do eletroímã, criado por William Sturgeon, um físico inglês. Essa invenção é um marco na história da bússola, pois a partir dela surgiram os vários tipos de bússola que temos hoje, incluindo as eletrônicas.
Por que a agulha da bússola aponta para o norte?
Isso acontece porque assim como a bússola, a terra também é um ímã, e assim como todos os outros ímãs, possui um polo norte e sul, sendo que os opostos se atraem. É importante destacar que os polos magnéticos são diferentes dos polos geográficos.

Por isso a agulha que representa o polo norte da bússola fica sempre apontada para o polo sul magnético da terra, que coincidentemente fica próxima ao polo norte geográfico da terra. É por conta dessa proximidade que apesar de estar apontando para o polo sul magnético da terra, a agulha da bússola fica sempre apontada para o norte
Qual a importância da criação da bússola?
A bússola é sem dúvidas uma das maiores invenções da humanidade. Através dela, o homem obteve a capacidade de explorar diferentes partes do mundo. Com a bússola, várias civilizações conseguiram se desenvolver, e outras foram criadas.
Na América, por exemplo, temos diversos países colonizados por espanhóis e portugueses, que conseguiram chegar até aqui por conta do uso da bússola. Portanto, se invenção da bússola não acontecesse, várias civilizações sequer existiriam, a partir daí vemos a sua importância.
Agora conhecemos a origem da bússola, e entendemos a importância desse instrumento, que apesar do seu pouco tamanho, tem uma gigante participação no desenvolvimento da humanidade.