Está interessado em saber sobre a origem da BMX, o que é e os principais atletas? Contaremos quem são e quando surgiu a prática tão popular, interessante e que conquistou milhões de pessoas em todo o mundo.
O que é BMX?
BMX significa Bicycle MotoCross ou BiciCross, que se trata de uma prática esportiva com o uso de bicicletas. É uma das principais modalidades esportivas mais praticadas do mundo e é feita a quem gosta de esportes radicais.

Há o estilo SuperCross feito em pistas com uma diversidade de obstáculos pelo meio do caminho, e o Freestyle que se exige manobras realizadas com as bicicletas. Cada uma das categorias possuem diferenças e atendem os principais gostos dos telespectadores.
O que realmente chama atenção do esporte é a maneira com a qual é desenvolvida. Fez tanto sucesso que tempos após a origem da BMX, chegou em outros países como o Brasil, Colômbia e Itália. Veja:
Qual a origem do BMX?
É graças ao MotoCross que a origem da BMX realmente aconteceu. O público mais jovem, que eram crianças e adolescentes, não podiam realizar manobras radicais em motos porque eram veículos de adultos, e não era permitido. Dessa forma, trouxeram uma opção interessante para resolver o problema que tinham.

A solução foi criar a BMX para que pudessem brincar quando quisessem, tanto é que se vestiam com os macacões parecidos com os dos pilotos de motos e brincavam em locais de terras.
O maior diferencial da origem da BMX, é que as pessoas não precisariam desembolsar altos valores para praticá-lo. Ou seja, era necessário de uma bicicleta, poucos equipamentos de segurança e pedalar até a área feita especialmente para praticarem.
Quais as principais modalidades de BMX?
Ao longo da origem da BMX, a modalidade se difere entre duas categorias: supercross e freestyle. Falaremos agora sobre cada uma das duas para você conhecer mais a respeito:
Supercross
O circuito possui cerca de 350 metros e são 8 pilotos que precisam descer uma rampa com 8 metros de altura. Eles passarão por obstáculos que os façam saltar ou realizarem curvas muito abertas, ou fechadas.
Freestyle
Como diz o próprio nome, o estilo livre permite que o ciclista faça manobras radicais em áreas mais planas, locais de terra, rampas ou nas próprias ruas. O diferencial é que todos os ciclistas passarão por avaliações como desempenho, qualidade das manobras, dificuldades e estilo.
Quais os principais campeonatos de BMX?
Anos após a origem da BMX (1960), foi criado o Campeonato Mundial do esporte, em que os participantes passariam por inúmeros desafios radicais. O contexto original permanece ativo até hoje, e o público que é fã do esporte cresceu em níveis consideráveis.
Há a Copa do Mundo que aconteceu em 2022 em Papendal, disputada por mulheres e homens em suas respectivas categorias. Portanto, saiba que se trata de um esporte direcionado a ambos os públicos e todos podem participar.
Quais os principais atletas de BMX?
Mat Hoffman, Dave Mirra, Renato Rezende, Daniel Dhers, Priscilla Stevaux, Hannah Roberts, Mariana Pajon, Diego Arboleda e Carlos Ramírez são os grandes nomes de suas respectivas categorias, seja supercross ou freestyle.
É comum que muitos esportes fiquem retidos apenas ao público masculino na prática e disputa, porém vimos muitos nomes femininos e há muitas outras mulheres que gostam da modalidade e são fortes destaques no que fazem.