Conheça a origem da Black Friday e algumas de suas curiosidades!

Descubra a origem da Black Friday e algumas curiosidades sobre o evento aqui no origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da Black Friday confira aqui!

O evento da black friday é um dos eventos mais esperados do ano e com certeza, um dos dias mais importantes no mercado nacional e internacional. Se trata de um dia onde todos os mercados, lojas, varejistas, passam a fazer descontos absurdos.

Entretanto, apesar da data ter essa intenção, nem todas as lojas entram nesse jogo de promoções malucas e algumas até chegam a “enganar” os seus clientes colocando o mesmo preço nos produtos, contudo, dizendo ser “preço de black friday”.

Hoje preparamos um texto especial para você saber qual a origem da black friday! Vamos lá?

Qual a origem do Black Friday?

A origem do Black Friday se dá nos EUA e é celebrado toda última quarta sexta feira do mês de novembro e ocorre devido ao feriado de Ação de Graças (celebrado nos EUA). Não se sabe ao certo qual a origem do nome, contudo o que se sabe é que este dia serve para auxiliar no crescimento das vendas de fim de ano.

Qual a origem do Black Friday

Fonte/Reprodução: original

A Ação de Graças

O dia de ação de graças é um dia muito celebrado nos EUA e se trata basicamente de “um dia para agradecer”. É considerado um feriado nacional e tem como objetivo agradecer a Deus pelas bênçãos e pela provisão de comida. A celebração do “Thanksgiving Day” ocorre nos EUA desde o século XX e é toda quarta quinta feira do mês de novembro, vindo logo em seguida, a famosa black friday.

Apesar de o Brasil ter tido conhecimento desta data mais recentemente, o Black Friday ocorre nos EUA desde 1980 e é uma data muito especial para os consumidores, pois nesta data é possível conseguir alguns descontos incríveis em eletrodomésticos e toda a parte de tecnologia, muito visada pelo público em geral.

Algumas curiosidades sobre a Black Friday

Agora que você já sabe a origem da Black Friday, separamos algumas curiosidades sobre esta data para você! Confira!

Algumas curiosidades sobre a Black Friday

Fonte/Reprodução: original

O termo “black friday” surgiu de um esquema corrupto

Não se sabe ao certo a origem do termo, entretanto, acredita-se que tenha surgido no século XIX quando dois investidores resolveram bolar um esquema corrupto para controlar todo o mercado de ações envolvendo ouro nos EUA.

A ideia era fazer com que o preço do ouro subisse muito e então, enriquecê-los, entretanto, o próprio governo passou a vender seu estoque de ouro e as ações passaram a despencar. A queda destas ações ocorreu no dia 24 de setembro de 1869 conhecida como “black friday”.

Hipóteses de que o termo “black friday” se refere à peste negra

Outras hipóteses sobre a origem do termo black friday seria a de que, alguns trabalhadores agiam, no dia após o dia de ação de graças, como pessoas acometidas pela chamada “black death” (peste negra) tornando o dia uma “black friday”.

O dia de ação de graças surgiu devido ao seu valor comercial

Quem declarou o dia de ação de graças foi Abraham Lincoln sendo determinada a data como a última quinta feira do mês.

Entretanto, devido a data ser próxima do mês de dezembro, diversos lojistas começaram a pedir a Franklin Roosevelt que declarasse o início das festas de thanksgiving mais cedo.

Com isso, a data passou a ser celebrada em datas diferentes dependendo do local. Em 1914 o governo resolveu mudar isto passando a declarar que a data do dia de ação de graças fosse sempre na quarta quinta feira do mês de novembro, o que garantiria uma semana extra de compras antes das compras de Natal.

Qual papel econômico da Black Friday?

A black friday serve para aumentar o nível de consumo da população em geral, fazendo-as comprar um pouco antes do natal e é motivada por várias questões como exemplo, evitar filas, comprar “antes dos outros”, e possui um valor imenso para o mercado e para os consumidores. A black friday ajuda no crescimento da economia e na rotatividade do dinheiro em todo o país e no mundo.

Se você gosta de acompanhar as curiosidades sobre black friday e outros dias especiais, continue acompanhando nosso conteúdo.

Deixe um comentário