Conheça a origem da Bicicleta e os tipos aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento deste meio de transporte, leia aqui!
Você conhece a origem da bicicleta? Sendo ela um meio de transporte que não prejudica o meio ambiente e traz benefícios para nossa saúde, a bicicleta é usada diariamente por milhões de pessoas, que buscam um modo de se locomover prático e econômico.
Fabricada em diferentes tipos e usada por milhões de pessoas em todo o mundo, é comum ter dúvidas relacionadas a origem da bicicleta. Esse meio de locomoção possui mais de 200 anos de história e passou por diferentes fases até ficar do jeito que conhecemos hoje.
Quer conhecer a origem da bicicleta? Então veio ao lugar certo. Iremos esclarecer tudo relacionado a origem da bicicleta, como a sua história, seu inventor e os seus tipos atuais. Confira!
O que é uma bicicleta?
A bicicleta é um tipo de veículo, que dispõe 2 rodas, presas a um quadro. A principal característica da bicicleta é a de que ela não necessita de nenhum tipo de combustível para funcionar, já que ela é movida com o esforço do ciclista nos pedais da bicicleta.

Desde a origem da bicicleta, surgiram vários outros meios de transporte como carros e motos. Mas mesmo assim, a bicicleta continua sendo usada por milhões de pessoas ao redor do mundo, por conta da sua praticidade, economia e benefícios que ela pode trazer para a saúde e o meio ambiente.
Agora que entendemos o que é e como funciona, vamos conhecer finalmente a história e a origem da bicicleta.
Qual a origem da Bicicleta?
A origem da bicicleta se dá em 1817, quando o alemão Karl Von Drais criou a “máquina de correr”. Essa bicicleta era bem diferente da que conhecemos hoje. Ela já possuía duas rodas mas era feita de madeira e não tinha pedais, sendo necessário dar um empurrão no chão com os pés para que a bicicleta se movesse.
Por ser muito cansativo de usar, esse modelo fracassou, mas não caiu no esquecimento. Em 1839, o ferreiro escocês Kirkpatrick MacMillan implantou os pedais na bicicleta.
Essa atualização deu mais velocidade e estabilidade para a bicicleta, deixando-a também muito mais fácil de ser usada, o que foi um verdadeiro sucesso. Com o tempo, a bicicleta sofreu ainda mais alterações, como a corrente junto aos pedais e rodas do mesmo tamanho que diminuíram as quedas.
Quais os tipos de bicicleta?
Atualmente existem diversos tipos de bicicleta. Apesar de todas funcionarem da mesma forma, elas possuem tamanhos e formatos diferentes, algumas têm o objetivo de serem mais seguras, e outras feitas para serem mais rápidas. Os principais tipos de bicicleta da atualidade são os seguintes:
- Bicicleta urbana: Simples e leve, a bicicleta urbana é ideal para se locomover pela cidade ou em parques e ciclovias;
- Mountain Bike: Ideal para ser usada na terra por conta de sua aderência, essa bike também é comumente usada nas cidades;
- Bicicleta Híbrida: Com diferentes tipos de engrenagens e freios, essa bicicleta pode se adaptar facilmente a qualquer tipo de terreno;
- Bicicleta Speed: Bicicleta ideal para pessoas que querem fazer manobras e obter velocidade no asfalto.
Qual o tipo que você mais conhece ou usa?
Quem inventou a bicicleta?
Embora algumas pessoas afirmam que Leonardo da Vinci tinha feito um projeto muito similar a bicicleta, o verdadeiro criador da bicicleta foi o barão alemão Karl Von Drais. Apesar de ser bem diferente da que conhecemos hoje, a bicicleta criada pelo barão serviu como inspiração para todos os modelos criados a seguir.

E assim, explicamos e mostramos a história e origem da bicicleta. Sem dúvidas vale muito a pena conhecer mais sobre um dos meios de locomoção mais utilizados no mundo todo. Então, se gostou, veja nossos outros conteúdos sobre os meios de locomoção, com o carro e helicóptero. E descubra um mundo fantástico sobre a origem das coisas.