Qual a origem da Bela e qual sua história?

Você conhece a origem da Bela? Nos contos de fadas existem diversas histórias diferentes e icônicas, que marcaram a infância de diversas gerações que as conheceram através de livros e filmes.

Neste conteúdo você vai ver qual a origem da Bela Adormecida, de onde surgiu a personagem e muito mais. Continue lendo para conferir!

Qual é a história da Bela Adormecida?

A Bela Adormecida é um conto de fadas escrito pelos irmãos Grimm. Ele conta a história de uma princesa que foi colocada em um sono profundo devido a uma maldição lançada por uma malvada bruxa, que se ressentiu do fato de não ter sido convidada para seu batizado.

Qual é a história da Bela Adormecida
Fonte/Reprodução: original

Seus pais, o rei e a rainha, fizeram de tudo para evitar que a maldição se concretizasse, mandando atearem fogo em todos os teares, objeto onde a princesa furaria o dedo e morreria.

A maldição, porém, foi concretizada e bela caiu no sono profundo ao invés de morrer, devido ao esforço de uma fada que alterou seu resultado. A maldição só poderia ser quebrada por um beijo de verdadeiro amor, então o sono da princesa perdurou por anos. Um dia jovem príncipe encontra a princesa e quebra a maldição, acordando-a do longo sono.

Qual é a origem do conto da Bela Adormecida?

Mas qual a origem da Bela? Existem várias versões diferentes da história da Bela Adormecida, mas elas são todas baseadas em um conto de fadas italiano chamado “Sun, Moon, and Talia”, escrito por Giambattista Basile em 1634. A versão mais popular do conto foi escrita pelos irmãos Grimm em 1812.

De onde veio o personagem da Bela Adormecida?

O personagem da Bela Adormecida é baseado em uma lenda italiana conhecida como “Sun, Moon, and Talia”, que conta a história de uma bela princesa que cai no sono profundo por causa de uma maldição lançada por uma bruxa malvada.

A personagem foi posteriormente adaptada para o conto de fadas escrito pelos irmãos Grimm em 1812.

Por que a Bela Adormecida caiu em um sono profundo?

Ao saber a origem da Bela Adormecida descobrimos que a princesa cai em um sono profundo por causa de uma maldição lançada por uma bruxa malvada. No entanto, a versão da história mais popular, difundida mundialmente através do filme da Disney, aponta que a maldição inicial resultaria na morte da princesa. Porém, com ajudar de uma fada, o destino da Bela pode ser alterado e ao furar seu dedo ela apenas adormeceu.

A origem da Bela Adormecida nos cinemas aconteceu em 1959, quando um longa de animação deste que é um dos contos de fadas mais famosos de todos os tempos foi produzido pela Walt Disney.

Por que a Bela Adormecida caiu em um sono profundo
Fonte/Reprodução: original

O filme é considerado um dos clássicos contos de fada em desenho e acompanhou diversas gerações de crianças e adolescentes ao redor do mundo. Apesar disso, recentes discussões sobre o estereótipo da princesa bela e perfeita, atingida por um mal “irremediável” para ela, que precisa da ajuda de um príncipe para resgatá-la, tem sido realizadas em diversos âmbitos e podem diminuir a popularidade dos clássicos contos para a posteridade.

Isso porque a moral desta história, de que “o amor é mais forte que o mal” e o “bem sempre prevalece, não importa o que aconteça”, ou que “amor pode curar qualquer coisa” é centralizada em um ideal romântico e maniqueísta que perde sentido a medida que a sociedade passa a pensar o mundo a partir de realidades mais diversas.

De qualquer forma, desde a origem da Bela, como uma personagem de destino traçado, mas que consegue dar uma reviravolta e sobreviver, ela acompanhou milhões de pessoas ao redor do mundo e tornou-se um clássico na literatura e no cinema, motivo pelo qual não devemos ignorá-la.

Deixe um comentário