Qual a Origem da balança e o que é?

Descubra qual a Origem da balança e o que é aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do objeto leia aqui!

Embora seja extremamente utilizada no dia-a-dia, a maioria dos cidadãos desconhece a origem da balança. O item é utilizado há milênios pelos seres humanos e possui vários tipos e formas de uso, além de ser responsável pela estruturação do comércio como ele é conhecido hoje em dia.

Separamos aqui informações cruciais sobre a origem da balança e sua importância para a história do desenvolvimento da humanidade como ela é hoje. Confira!

O que é a balança?

Quando se pensa na origem da balança, primeiro é necessário entender melhor que é esse obejto. A balança, desde suas primeiras versões, é um instrumento com a capacidade de medir o peso ou massa de um objeto, ou pessoa.

O que é a balança
Fonte/Reprodução: original

Seu nome é um derivado do par de balanças ou pratos que eram utilizados para as medições, nas quais um lado era preenchido com o que seria medido, e o outro com os pesos contra os quais ele será equilibrado, determinado com exatidão a quantidade de massa e peso deste item.

Qual a origem da balança e sua história?

A origem da balança nos leva para mais de 7 mil anos atrás, no Egito Antigo. Em 5.000 a.C., onde os egípcios buscavam por um item que auxiliasse na pesagem de ouro e, assim, surgiu a mais clássica balança, que inclusive é utilizada na mitologia egípcia, como uma importante ferramenta que mede o peso do coração do mortal em comparação à pena da justiça, para saber se ele é digno de ir para o paraíso.

Com o passar do tempo, os cidadãos passaram a utilizar a balança para outros usos, especialmente no comércio, onde começaram a ser realizadas trocas mais justas.

Ao longo dos anos, os cidadãos de Roma também passaram a utilizar as balanças para suas medições e o seu sistema se tornou o mais popular na sua época, se espalhando por vários locais do império e além do mesmo.

Quais os tipos de balança e para que serve cada uma?

Hoje em dia, graças a modernização e a tecnologia, existem vários tipos de balanças, usadas para as mais diversas situações, sem, obviamente, perder o seu principal objetivo desde a origem da balança: a medição de massa ou peso de pessoas, ou itens.

Quais os tipos de balança e para que serve cada uma
Fonte/Reprodução: original

A mais comum dentre as balanças atuais é a analítica, que é bastante utilizada em laboratórios para a fabricação de medicamentos, pois fornece dados com extrema exatidão, inclusive com decimais e centésimos. Além desta, a balança eletrônica é outra muito popular e está presente em várias casas graças a sua praticidade e utilizada para medir o peso dos cidadãos com exatidão.

Outros tipos muito comuns atualmente são as balanças rodoviária e embarcada, que servem para a medição de cargas em veículos com total segurança e exatidão. Já no quesito balanças sem uso tecnológico, temos a antropométrica, que se assemelha a balança romana e é utilizada com frequência nas escolas para medir o IMC, ou massa corporal, dos alunos.

Como as balanças funcionam?

Basicamente, as balanças clássicas funcionam com a comparação entre o peso do item desejado com pesos já estabelecidos, bastando apenas haver equilíbrio entre ambos para se definir a medição desejada.

Já as balanças modernas, que continuam com o mesmo objetivo desde a origem da balança, utilizam a geração de energia feita através do peso do item ou pessoa para gerar energia capaz de realizar a medição exata daquele item ou corpo.

Como escolher a balança ideal?

Assim como na origem da balança, atualmente é importante ter atenção ao tipo certo que será utilizado em determinadas medições. Primeiramente, é necessário que a carga total do item medido corresponda ao que a balança suporta, para que haja uma medição correta, além de não ocorrer imprevistos ou até mesmo danos ao equipamento.

Outro ponto importante é que, no momento da escolha, os interessados confiram o peso limite das balanças em questão, informados em suas embalagens, o que facilita ainda mais a decisão.

Agora que você sabe um pouco mais da balança, é importante lembrar da sua importância histórica até os dias de hoje. Mesmo aquela simples balança usada para medir a quantidade de alimento no mercado possui um papel fundamental para o funcionamento da sociedade moderna, e isso vem de milhares de anos atrás.

Deixe um comentário