Qual a Origem da Astrofísica?

A origem da Astrofísica, assim como o que ela estuda especificamente, ainda pode ser um mistério para os fãs do espaço. Mas, esse ramo da física, dedicada ao que podemos observar no universo, como os corpos celestes que o ocupa, apesar de relativamente novo — se comparado a algumas outras ciências —, está evoluindo rápido graças às tecnologias modernas.

O que é a Astrofísica?

Esse ramo da física, é uma ciência voltada para o espaço, a fim de estudá-lo com a aplicação da física para obter o entendimento dos astros, planetas e outros corpos. A origem da Astrofísica aconteceu no século XV, quando a curiosidade pelo universo aumentava, na busca de entender o céu que nos cerca e nossa própria história.

O que é a Astrofísica
O que é a Astrofísica. Fonte/Reprodução: original

A física nessa época teve uma grande divisão, tendo se espalhado em vários ramos focados em campos específicos, e um desses ramos foi a Astrofísica.

O que estuda a Astrofísica?

A origem da Astrofísica foi exatamente dada para entender as forças agentes em corpos celestes no espaço, estudando especificamente essas forças com a aplicação da física a fim de compreender o que ocorre no espaço.

Esse estudo ocorre através da observação, feita antigamente com o uso de telescópios e mais simples, com alcance moderado. Atualmente o uso de telescópios espaciais como o Hubble, que tem uma capacidade maior de alcançar longas distâncias, os astrofísicos conseguem visualizar melhor diversos processos que ocorrem no espaço.

A Astrofísica utiliza da ferramenta de observação e cálculos para compreender a dança dos planetas em nosso sistema solar desde as estrelas mais distantes, estendendo-se até a nossa galáxia.

Qual a origem da Astrofísica?

Por mais que a observação de astros já fosse realizada desde os tempos antigos, a origem da Astrofísica deu-se em meados do século XVI, com o astrônomo Johannes Kepler, que criou as leis que fundaram essa vertente da ciência e, com isso, recebeu o nome de “pai da Astrofísica”.

Essas leis são a forma de explicar como os planetas se comportam ao redor de uma estrela, assim como o comportamento de satélites naturais ao redor dos planetas.

Quais as leis de Kepler?

As leis de Kepler são três, e buscam mostrar o comportamento dos planetas em nosso sistema solar, considerando o formato de suas órbitas, bem como a velocidade e constância de seus movimentos.

1ª Lei de Kepler — A lei das órbitas

Essa lei explica sobre a trajetória dos planetas ao redor do Sol, nossa estrela, e o formato elíptico dessa trajetória.

2ª Lei de Kepler — A lei das áreas

Essa lei é explicada através de cálculos, que mostram as velocidades mais rápidas e mais lentas que um planeta orbita o Sol. Durante a trajetória elíptica, oval, existem áreas onde a gravidade do Sol acelera seu movimento estando mais próxima, e quando estiverem mais distantes, existirão áreas que esse movimento se tornará mais lento.

3ª Lei de Kepler — A lei dos períodos

Essa lei é sobre o período que um planeta leva para realizar a trajetória completa ao redor do Sol, esse tempo é calculado através da relação do raio médio da órbita desse planeta.

Essas leis, criadas por Kepler, foram a base que deram origem à Astrofísica, à possibilidade da aplicação dos cálculos para criar um melhor entendimento do espaço, assim como de nosso sistema solar.

Qual a importância da Astrofísica?

Com a origem da Astrofísica pudemos ter uma noção mais aprofundada do universo em uma escala maior, nos permitindo compreender o funcionamento das grandes escalas que compõem uma galáxia, até em uma escala menor, como o funcionamento das nossas estações enquanto nosso planeta orbita em volta de nossa estrela, o Sol.

Como funciona a Astrofísica?

A Astrofísica, em si, funciona através da observação, por mais que seu conceito matemático seja mais novo, séculos antes já observávamos e tentávamos compreender o movimento do que víamos no céu.

Como funciona a Astrofísica
Como funciona a Astrofísica. Fonte/Reprodução: original

A Astrofísica une essa observação com a aplicação de cálculos físicos e até mesmo com aplicação de conceitos da Química para compreender os astros à nossa volta, assim como detalhes de nosso próprio planeta.

A origem da Astrofísica se deu exatamente na necessidade de uma compreensão mais a fundo do funcionamento dos corpos celestes, uma vez que apenas observação não foi suficiente para nos fazer compreender os segredos que o universo guarda.

Qual é a diferença entre Astrofísica, Astronomia e Cosmologia

A Astrofísica e a Cosmologia são duas áreas distintas, uma vez que a primeira busca compreender os comportamentos dos objetos cósmicos, enquanto a segunda é a área que procura analisar o universo de forma mais geral.

Ambas fazem parte da Astronomia, que é a ciência que desenvolve o conhecimento geral do universo. Assim, mesmo estudando elementos parecidos, são áreas que usam diferentes visões na hora de abordar esse conhecimento, se divergindo mais no caso da Astrofísica, que busca especificamente compreender a parte matemática da dança do universo.

Então, Astrofísica é observação e estudo da física dos objetos no espaço, Cosmologia é a compreensão da origem do universo e tudo o que ele compreende e Astronomia é o conhecimento geral do espaço.

Além de aumentar nosso entendimento sobre essas escalas astronômicas, após sua origem a física permitiu que utilizemos esse conhecimento a nosso favor, uma vez que a exploração espacial não está tão distante, e cálculos utilizados na Astrofísica podem facilitar esse próximo passo da humanidade.

Deixe um comentário