Qual a Origem da Arquitetura?

A origem da arquitetura é algo muito interessante de se conhecer, visto que esta arte existe há milhares de anos e teve um papel fundamental no desenvolvimento de grandes civilizações que existiram ao longo da história humana.

Ao conhecer a origem da arquitetura, podemos entender melhor como viveram nossos antepassados, além de compreender também as evoluções culturais até o presente. Ao longo deste post, conheceremos um pouco mais sobre a arquitetura e alguns dos seus estilos principais, da origem à atualidade.

O que é a arquitetura?

A arquitetura é a arte ou técnica de projetar ambientes — o que inclui edificações, paisagens e espaços públicos. Antes de ser executada, toda construção necessita de um projeto arquitetônico, seja uma simples residência ou um grande edifício.

O que é a arquitetura
Fonte/Reprodução: original

O profissional responsável por aplicar tais técnicas chama-se arquiteto, que tem o dever de fazer o projeto, aproveitando cada espaço do local para adequa-lo às necessidades do cliente, além de supervisionar para que tudo seja feito de forma correta. Mas como isso começou? Vamos conhecer agora a real origem da arquitetura.

Qual a origem da Arquitetura?

A origem da arquitetura se dá ainda durante o período da pré-história, mais precisamente no período neolítico. Nessa época, o homem conseguiu elaborar técnicas para moldar pedras, permitindo que as primeiras construções fossem realizadas.

O homem sentia a necessidade de criar abrigos que o protegessem de predadores e outros perigos que pudessem surgir. Assim, temos a origem da arquitetura, com o homem moldando pedras em um formato que fosse espaçoso o suficiente para que pudessem se abrigar nelas.

Quem criou?

Obviamente não podemos definir um único responsável pela origem da arquitetura, ela esteve presente em praticamente toda a história humana. Assim, podemos dizer que os homens da pré-historia foram os primeiros arquitetos da história.

Quais eram os projetos criados quando surgiu a arquitetura?

Os projetos criados logo após a origem da arquitetura eram simples, com as construções sendo feitas com poucos recursos, como madeira, pedras e folhagens. Apesar disso, essa época ainda conseguiu trazer alguns projetos que marcaram a história da arquitetura, como a construção megalítica de Stonehenge, que levou aproximadamente dois mil anos para ser concluída.

Qual foi o impacto da Arquitetura, quando surgiu?

O impacto que a origem da arquitetura teve foi muito positivo na vida dos homens que habitavam a terra durante a pré-historia. Graças a arquitetura, esses homens podiam construir abrigos que os protegiam dos perigos daquela época, auxiliando na sua sobrevivência.

Isso revolucionou completamente a vida dos homens, ajudando em sua evolução e permitindo que criassem as primeiras cidades.

Qual a importância da Arquitetura?

A arquitetura possui um papel fundamental na sociedade. Afinal, são os arquitetos que tem a missão de desenvolver projetos que proporcionem maior conforto para as pessoas, sempre considerando o que será construído, qual o espaço disponível e as necessidades das pessoas irão habitar o local.

Qual a importância da Arquitetura
Fonte/Reprodução: original

A realidade é que passamos a maior parte das nossas vidas em um ambiente fechado. Precisamos de casas, hospitais, escolas e lugares de lazer, como Shoppings, estádios e teatros. O arquiteto é o responsável por projetar da melhor forma cada um desses lugares. Portanto, a arte da arquitetura é fundamental para nossas vidas.

Quais são os estilos de Arquitetura?

Quando falamos de arquitetura é importante mencionar que não existe um estilo específico, já que essa arte se modificou muito ao longo dos anos. Conheceremos a seguir os estilos que surgiram desde a origem da arquitetura:

Arquitetura neolítica

Há mais de 10.000 anos nascia a arquitetura, num período que ficou conhecido como idade da pedra. Os projetos dessa época eram rudimentares, já que a pedra era basicamente o único recurso disponível para a elaboração de abrigos e outras edificações.

Arquitetura egípcia

A arquitetura egípcia era utilizada como uma forma de refletir o poder dos deuses que eram adorados naquela época. Algumas dessas estruturas, como as piramides, por exemplo, eram feitas com materiais como pedras, calcário e tijolos cozidos.

Arquitetura clássica

Já esse estilo de arquitetura era praticado pelos gregos e romanos. Nessa época, os projetos começaram a ser desenvolvidos a partir de cálculos matemáticos, que ajudavam a manter a simetria das grandiosas construções feitas pelas duas civilizações.

Arquitetura medieval

Esse estilo representa a Europa medieval, abrangendo eras como a renascentista, gótica, pré-romântica e romântica. As obras dessa época eram caracterizadas pela grande espessura das paredes e a pouca iluminação interior dos edifícios.

Arquitetura Neoclássica

Sendo fortemente influenciada pela arquitetura clássica, esse estilo tem base nas ideias das arquiteturas grega e romana, trazendo formas mais clássicas para os seus projetos.

Arquitetura moderna

A revolução industrial trouxe novas necessidades para a sociedade, devido o surgimento de indústrias, prédios comerciais e residencias urbanas. Com isso, os arquitetos tiveram que desenvolver novos projetos, com ideias do movimento modernista que tinha uma grande influência nessa época.

Arquitetura Contemporânea

Esse é o estilo atual da arquitetura, o que não significa que todas as edificações têm a mesma forma. A arquitetura está em constante mudança e não possui uma característica específica, já que os projetos são desenvolvidos considerando as necessidades, gostos e tendencias atuais.

Algumas das vertentes que tem sido desenvolvidas estão ligadas aos cuidados com o impacto ambiental, como a arquitetura sustentável. Outras envolvem o desenvolvimento tecnológico mais recente, como a paramétrica e a arquitetura de alta tecnologia, que utilizam recursos computacionais para criar formas únicas e incríveis, ou para que a edificação ofereça suporte inteligente para seus habitantes.

O mundo está constante mudança e isso influência a arquitetura, que se molda conforme a sociedade. Ao conhecer a origem da arquitetura, podemos entender a forma que essas mudanças ocorrem e também a importância que essa arte tem em nossas vidas.

Deixe um comentário