Conheça tudo sobre a Origem da administração e como toda essa evolução aconteceu com o passar dos anos aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da administração leia aqui!
Apesar de pensarmos que essa ciência é uma questão do nosso futuro, estamos bem errados quanto a essa opinião. A sua história tem relatos desde a antiguidade pelos povos, que coletavam e estudam formas para controlar seus recursos limitados de modo mais otimizado.
Com o tempo o formato claramente mudou, mas o princípio ainda continua quando o termo é administração. É com ela que conseguimos manter as coisas em ordem, e viver em sociedade sem que haja colapsos de ideias.
Onde se originou a administração?
A história da administração é bastante datada, e precisamente teve sua origem a 5.000 AC, na Suméria. No momento em que houve a necessidade do povo dessa região entender como fariam para garantir o controle e resolução dos seus problemas práticos, e assim surgiu o pensamento de administrar.
Quais conceitos da administração?
Existem vários conceitos que compõem o termo da administração, e todas elas como um todo formam um formato de controle em relação às questões do cotidiano que precisam ser administradas. Algumas mais importantes são:
- Planejar: Nessa questão é estudado toda a finalidade daquele processo, como, por exemplo, como uma empresa deve fazer certa ação, para que possa chegar no objetivo determinado.
- Organizar: A organização vem depois do planejamento, para que possa ser analisado o que fazer primeiro e em que determinado tempo. Para que de fato não vire uma bola de neve.
- Dirigir: Nesse processo, temos o poder de delegar funções para pessoas para que o objetivo seja alcançado.
- Controlar: O controle serve para que exista a possibilidade de monitorar as ações que são conduzidas de forma concreta.
Quais os passos da evolução da administração?
Como sabemos o conceito de administração, temos em mente que ela é uma forma com que as coisas possam ser controladas. E com o passar do tempo, a forma em que esse controle é feito, que foi mudado consideravelmente.

Hoje em dia, a forma como lidamos com as possibilidades para administrar ficaram ainda mais complexos e mais vantajosos, e existiram passos para essa evolução constante. O primeiro passo foi a reformulação no processo, e na criação das etapas de acordo com a área em que ela foi implementada, como empresas, igrejas, etc.
A administração na Revolução Industrial
Com o processo de revolução industrial com a criação das máquinas a vapor, a administração veio como uma grande aliada para as grandes indústrias. Isso porque o processo de fabricação era grande e intenso, e deveria ser de alguma maneira ser controlado.
E para isso foram usados os princípios da administração na revolução industrial. Como o controle financeiro, o controle das margens de lucro, e os funcionários que eram guiados pela administração para conseguirem efetuar suas funções.
Princípios e evolução da administração
A administração assim como uma ciência exata, tem seus princípios para que possa ser executada em plenitude. Algumas delas são:
- Divisão de trabalho: Efetuar a especialização de seus funcionários conforme as suas funções. Do topo da pirâmide até a sua base.
- Autoridade e responsabilidade: autoridade é o que se tem no momento em que se está acima no comando, e a responsabilidade é uma contrapartida da autoridade.
- Unidade de comando: Todo funcionário de certo modo deve responder a apenas um chefe, para que não haja desordem no pensamento.
- Unidade de direção: O controle é estabelecido por uma única pessoa quando se é informado um só princípio para um grupo.
A administração é um fator importante na nossa sociedade, e tem como objetivo controlar todas as áreas da nossa vida. E de fato, para que tudo ocorra de forma concreta, uma boa administração é sempre importante em todas as modalidades.
1 comentário em “Qual a origem da administração: como se deu sua evolução”