Saiba a Origem da acupuntura, seus princípios e objetivo aqui no Origem das coisas e como ela se tornou tão agradável para tantas pessoas. Para saber mais sobre o surgimento da acupuntura leia aqui!
A acupuntura é uma antiga terapia chinesa que envolve a aplicação de agulhas extremamente finas em partes específicas do corpo para aumentar a imunidade, ajudar com problemas emocionais e até mesmo tratar algumas enfermidades físicas como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite.
Os métodos de acupuntura fundamentam-se no fato de que o corpo é formado de energias que se concentram em diversas áreas chamadas meridianos. Caso o fluxo de energia esteja instável nesses meridianos, pode causar inflamação no corpo, provocando sintomas como dores, fadiga e fraqueza.
Portanto, o maior objetivo da acupuntura é restaurar o equilíbrio do corpo, promovendo a circulação de energia e desencadear resultados analgésicos e anti-inflamatórios. Todavia, este método de tratamento só pode ser feito por profissionais habilitados e sob a supervisão médica.
Qual a origem da acupuntura?
Por ser um remédio natural descoberto na China, a origem da acupuntura se dá no mínimo 4000 A.C. Itens descobertos por arqueólogos que remontam aos tempos pré-históricos confirmam que os humanos dominam a acupuntura e aliviam a dor e a tensão incentivando os pontos meridianos do corpo.

Os pesquisadores referiam-se ao descobrimento das pedras chamadas “Bians”, pois de acordo com sua forma pontiaguda, eram usadas como instrumentos para aplicar pressão a pontos meridianos.
As técnicas de acupuntura foram trazidas para o Brasil por monges jesuítas no século XVI, porém apenas com a vinda dos imigrantes chineses é que a acupuntura se difundiu em várias regiões do país. Hoje, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece o uso de métodos de acupuntura como um recurso terapêutico complementar para várias enfermidades.
Conceitos medicinais da acupuntura
A MTC, sigla para Medicina Tradicional Chinesa, é vista como um dos mais antigos métodos da medicina oriental. A MTC se baseia em uma estruturação teórica sistemática extensiva de natureza filosófica. Um de seus conceitos inclui a sabedoria entre yin e yang, a teoria dos cinco fundamentos e o sistema circulatório de energia dos meridianos do corpo humano.
Com base na compreensão das leis essenciais que regem a função humana e sua interatividade com o meio ambiente conforme os ciclos naturais, tenta-se aplicar esse entendimento à intervenção terapêutica de doenças e à manutenção da saúde por várias abordagens.
A Medicina Tradicional Chinesa usa ervas e outras substâncias como último artifício contra problemas de saúde. De acordo com a crença básica, o corpo humano possui um sistema complexo que localiza enfermidades e direciona as energias e os métodos a fim de que se resolva os problemas por conta própria.
Para quem é indicada a acupuntura?
A acupuntura é indicada para qualquer pessoa, por mais que a pessoa não esteja doente ou se queixando de alguma dor, tendo em vista que esse é um método utilizado somente para tornar melhor a qualidade de vida.
Também é indicada para crianças com problemas de saúde como dores causadas pela anemia falciforme, hiperatividade e estresse, no qual os recursos mais aplicados são os lasers ou a eletroacupuntura.
É indicada também para gestantes, pois auxilia na redução dos efeitos das alterações de hormônios no período da gravidez, como também ajuda a aliviar as dores nas costas e o incômodo provocado pelo peso abdominal.
Quais os princípios da acupuntura na prática?
A acupuntura visa restabelecer o equilíbrio dos denominados canais meridianos. Os chineses acreditam que os corpos humanos têm uma energia vital, que chamam de Qi.
Assim sendo, a prática se fundamenta na concepção de que os grandes problemas de saúde tanto física quanto mental são provocados por essa instabilidade de energia.
No entanto, assim que o corpo e a mente mantêm-se em bom desempenho, o Qi emana dos canais meridianos, situados em várias partes do corpo. Conforme essa tradição milenar, o Qi ocasionalmente se encontra congesto em vários pontos meridianos, causando enfermidades ou distúrbios.
O que objetiva um tratamento de acupuntura?
Se o seu objetivo for emagrecimento e regular o metabolismo, controlar a ansiedade, estresse e depressão, tratar da insônia, aliviar as dores nas costas ou no joelho, reduzir os problemas no sistema digestivo, aliviar as dores de cabeça crônicas ou enxaqueca, reduzir os sintomas da TPM, o tratamento de acupuntura é perfeito para você.
Já se você não sente dor nenhuma no corpo, mas quer melhorar o bem-estar, a acupuntura também pode te ajudar. Independentemente do seu objetivo, a acupuntura te fará muito bem, assim, procure um médico e um acupunturista e realize algumas sessões, pois sem dúvida, você verá ótimos resultados.
1 comentário em “Conheça a origem da acupuntura: princípios e objetivo”