Origem do Cross Country: o que é e como praticar?

Se você nunca ouviu falar nesse esporte, provavelmente também não sabe a origem do Cross Country. Assim, se quer conhecer mais sobre essa modalidade, siga com a leitura deste conteúdo.

Em resumo, o esporte que consiste em uma corrida por espaços naturais, geralmente à luz do dia devido aos obstáculos e que pode ser praticado por qualquer um. Ele promove, assim como todo tipo de corrida, uma melhora significativa para a saúde, seja em termos de respiração, músculos e até o âmbito mental.

Por isso, falaremos aqui tudo sobre a origem do Cross Country, suas particularidades e como lidar com fatores como o terreno, estratégias para uma corrida e os tipos de tênis mais recomendados para o exercício. Confira!

O que é e qual a origem do Cross Country?

O Cross Country pode ser definido como uma corrida ao ar livre, na qual o atleta deve realizar um certo percurso no menor tempo possível. Lembrando que nesse espaço natural possuem obstruções que não se encontram em pistas de corrida comuns.

O que é e qual a origem do Cross Country
Fonte/Reprodução: original

A origem do Cross Country se deu na Inglaterra do século XIX, que inicialmente era um jogo denominado “caça ao coelho”. O jogo, se tornou muito popular, e consistia em um grupo de pessoas que distribuíram pedaços de papel em um espaço natural, formando um circuito. 

Após isso, o grupo deveria realizar esse circuito sem errar o caminho exato estabelecido pelos pedaços de papel. Depois da origem do Cross Country, a atividade se tornou bastante popular e alcançou muitas escolas e universidades, que o adotaram como esporte.

Qual é a maior diferença entre correr cross country e outras formas de corrida?

A principal diferença que podemos levantar aqui no que tange a Cross Country e outras formas de corrida refere-se ao terreno. Pois, a maioria dos tipos de corridas se sucedem em terrenos bem pavimentados e planos, sem espaços íngremes ou com obstáculos.

E desde a origem do Cross Country, o que a diferenciou das outras corridas foi o fato dela ser realizada em solos de grama e terra.

Como o terreno variado afeta como você corre?

E com a origem do Cross Country, veio também uma dúvida muito importante: como o terreno variado afeta como você corre? A resposta está ligada ao modo como a respiração e o movimento dos músculos se comportam em cada superfície.

Em um terreno liso, você pode prestar mais atenção na sua performance, enquanto no natural você terá mais interação com fatores externos. Além disso, no terreno variado, encontramos também o fator da resistência do ar, que promove um aprimoramento do gasto de calorias.

Qual é a melhor estratégia para abordar uma subida íngreme em um percurso de cross country?

Após a origem do Cross Country, também vieram as melhores estratégias para praticar o esporte. Nesse sentido, a melhor estratégia para uma subida íngreme em um percurso de Cross Country é realizar passos pequenos, ou seja, não faça movimentos largos com as pernas a fim de aumentar a velocidade da subida. 

Qual é a melhor estratégia para abordar uma subida íngreme em um percurso de cross country
Fonte/Reprodução: original

O segredo está em subir com passos pequenos e rápidos. Além disso, podemos citar a estratégia de inclinar o corpo para frente ao subir.

Você pode usar qualquer tipo de tênis para correr cross country?

Para realizar um Cross Country, você não pode utilizar qualquer tipo de tênis, pois, para realizar uma corrida bem-sucedida, é necessário que os pés estejam confortáveis e sem machucados.

Existem tênis próprios para Cross Country, que levam o mesmo nome e visam oferecer conforto e melhor suporte, visto que a corrida localiza-se em terrenos desproporcionais e incertos.

Com a origem do Cross Country, a corrida ganhou um ar mais natural e que não faz bem somente ao corpo, mas à parte mental, com stress atenuado ao se deparar com a interação com ambientes externos e da natureza.

Deixe um comentário