Você sabe o que é ou a origem do Cheerleading? Se ficou curioso, continue com a leitura para conhecer com mais detalhes essa modalidade. Mas, com certeza, você já deve ter visto em algum filme ou série.
Geralmente praticada por meninas e também meninos para animar os jogadores e também aos torcedores nas arquibancadas, a origem do Cheerleading se dá, sobretudo, nas escolas e universidades. Além disso, ela também garante benefícios para quem pratica.
Para saber mais sobre a origem do Cheerleading, suas principais atividades, benefícios e objetivos dessa prática, siga com a leitura. Confira!
O que é o cheerleading?
Cheerleading consiste, em poucas palavras, na atividade de realizar movimentos acrobáticos, danças e saltos a fim de animar e entreter o público durante as pausas em jogos. Traduzido do inglês, “Cheerleading” significa “líder de torcida” ou “animador de torcida”. Com isso podemos ter uma noção melhor sobre a origem do Cheerleading.
Qual a origem do Cheerleading?
A origem do Cheerleading vem dos Estados Unidos, no ano de 1887, e foi originalmente criado na Universidade de Princeton.

A prática de Cheerleading era, primeiramente, praticado por homens, no entanto, após a guerra a atividade passou a ser realizada por mulheres, popularizando-as como as conhecidas líderes de torcida, que seguravam pompons e realizavam coreografias e acrobacias.
Quais são as principais atividades do cheerleading?
Desde a origem do Cheerleading, as principais atividades dessa prática se tornaram bastante conhecidas. Dentre elas temos, a famosa pirâmide, na qual duas ou mais pessoas formam uma base e sustento para formar uma pirâmide humana, e a pessoa no topo, conhecida como “flyer”, realiza movimentos acrobáticos enquanto é erguido.
Além da pirâmide, temos as danças que possuem coreografias únicas, sincronizadas e divertidas. Podemos ressaltar outras atividades da origem do Cheerleading, como os tumblings, que consistem em acrobacias no ar, como cambalhotas.
Ainda, existem os jumps, que são saltos com grande elasticidade, na qual os braços e pernas devem ir quase de encontro no ar.
Quais são os benefícios do cheerleading?
Após conhecer a origem do Cheerleading, saiba que há muitos benefícios causados pela atividade. Dentre eles, o principal se deve à atividade física, ou seja, evita você ficar sedentário e também traz o bem-estar, já que a endorfina é produzida durante o exercício.

Além disso, promove o desenvolvimento de força, equilíbrio, agilidade e claro, a flexibilidade. Pois, alguns movimentos e acrobacias requerem isso, para ser bem executado na apresentação.
Outra vantagem, é o trabalho em equipe e comunicação, que ajuda em muitos âmbitos sociais, pois as cheerleaders devem ser bastante carismáticas com a arquibancada através de expressões faciais e corporais. Bem como em músicas que muitas vezes são cantadas durante as performances.
Quais são os principais objetivos do cheerleading?
Na origem do Cheerleading, os principais objetivos consistiam (mas que perduram até hoje), em animar os jogadores de um time para que eles não se sentissem desmotivados e, assim, encontrassem animação para ganhar o jogo.
Além disso, havia também o propósito de divertir o público que assiste aos jogos. Com o tempo, o Cheerleading ganhou muitos mais objetivos, como: trazer o lado artístico nas danças e movimentos para os campos de jogos, mesclando a arte com esporte.
O Cheerleading é recheado de ideias e atividades criativas, e seus benefícios vão desde a saúde do corpo até a esfera social e relações. É uma atividade que só tende a se tornar mais popular e conquistar a todos que se interessam, bem como entrar, também, para o mundo dos esportes.