Veja a origem do Alecrim FC aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do time de futebol, leia aqui!
O Periquito é um dos clubes potiguar da cidade de Natal-RN, batizado com o nome do bairro onde foi criado, a origem do Alecrim acontece com o desenvolvimento de um trabalho filantrópico e participação de alguns jogadores ilustres em seu time principal, que inclusive marcou pontos para o time.
Além de Periquito, ele carinhosamente também é mencionado como “verdão”, “verdão maravilha” e “torcida mais simpática do RN”.
As suas cores são o verde e o branco, seu mascote o Periquito, e o time faz parte da Segunda Divisão no Campeonato Potiguar de Futebol. E além do time principal, também participa das categorias sub 15, sub 19 e sub 20.
Qual a origem do Alecrim FC?
A origem do Alecrim ocorre num bairro, na região rural do Rio Grande do Norte. O nome do bairro é o nome dado ao clube, que iniciou sua trajetória dando apoio com uma escola noturna para acolher crianças do próprio entorno.

Na época, o clube, fazia parte de um projeto que ia de encontro com uma campanha lançada pelo então Presidente da República, Venceslau Braz, para acabar com o analfabetismo em nosso país.
Devido a origem do Alecrim ser de bairro humilde e por sua proposta inicial, o time não era considerado de elite: seus jogadores eram descendentes de índios e negros.
Qual a fundação do Alecrim FC?
A origem do Alecrim foi datada em 15 de agosto de 1915. Os responsáveis por sua fundação foram: Lauro Medeiros, Pedro Dantas, Cel. Solon Andrade, José Firmino, Lauro Medeiros, Humberto Medeiros, Gentil de Oliveira, José Tinoco, João Café Filho, Juvenal Pimentel e Miguel Firmino.
O Alecrim FC se localizava no sítio Vila Maria, pertencente a Cândido Medeiros, na atual Rua General Fonseca e Silva, próximo da atual Igreja São Pedro em Natal – RN. Lauro Cândido de Medeiros foi o primeiro presidente do clube.
Qual o primeiro jogo do Alecrim FC?
O Alecrim FC teve seu primeiro jogo com o time Escola de Aprendizes Artífices e foi o vencedor.
Quais curiosidades do Alecrim FC?
O primeiro goleiro do time, João Café Filho, chegou a ser Presidente da República.
Garrincha participou de uma partida com o time, vestindo a camisa 7 e ganharam essa partida por 1X0, do Sport do Recife numa partida amistosa, em 04 de fevereiro de 1968.

O clube teve um momento de crise financeira e precisou pausar suas atividades em meados de 1920, cerca de cinco anos depois da origem do Alecrim, somente três anos depois retomou suas atividades.
Nos anos seguintes 1924 e 1925 conquistou o Campeonato Potiguar, embora tenha dividido o título de 1925 com o ABC Futebol Clube.
Logo o ano de 1968 foi de suma importância para o time, assim como todo clube de futebol que costuma ter seus períodos de auge, para o Alecrim FC não foi diferente. Neste ano aconteceu uma de suas conquistas mais importantes: ser vencedor invicto do campeonato estadual, tempos depois da origem do Alecrim, que fortaleceu seu time como profissional por volta de 1933.
Quais títulos do Alecrim FC?
Desde a origem do Alecrim até hoje seus títulos, se tratando do time principal, são:
- Campeonato Potiguar: 1924, 1925, 1963, 1964, 1968 (Invicto), 1985 e 1986;
- Torneio Início do Estadual: 1926, 1961, 1966 e 1972;
- Taça Cidade de Natal: 1979, 1982 e 1986.
O Alecrim FC tem sua participação em campeonatos locais e regionais, mas em 2015 o time participou da Copa do Brasil de Futebol.
Qual o hino do Alecrim FC
O hino do Verdão foi composto por Dozinho. Quem o interpreta é Luiza de Paula. Confira a Letra do Hino Oficial:
O wiphurra ao nosso bicampeão
Todo povo te saúda de alma e coração
Bate olé no gramado com o adversário seu
Alecrim Futebol Clube você é meu (Bis).
É voz geral da torcida potiguar
O negócio só tem graça se o Alecrim jogar
Dá gosto ver os meninos
traçando o bolão pra valer
Deixando o adversário
Sem nada pra poder fazer
Olé!
Dozinho
A origem do Alecrim FC que aconteceu na zona rural de Natal-RN, com a participação de pessoas do bairro, apoiando um projeto de analfabetismo nos mostra o quanto este time é especial e querido por seus torcedores.
Ele passou por um período difícil e mesmo assim, quem era fiel ao time, o ajudou a se recuperar e isso fez dele vencedor de vários títulos, mostrando assim, o empenho de seus jogadores e administradores. Sorte ao Alecrim FC!