Como foi a origem do Operário Ferroviário Esporte Clube e sua conturbada história?

Conheça a origem do Operário ferroviário Esporte Clube e toda a sua história aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento do clube, leia aqui!

Fundado no dia 1º de maio de 1912, o Operário Ferroviário Esporte Clube é uma agremiação esportiva que pertence à cidade de Ponta Grossa, no Paraná. 

Conhecido por ser um dos clubes mais antigos ainda em atividade, o clube foi campeão paranaense em 2015 além de possuir diversas conquistas das séries D, C e B. O Operário Ferroviário também faz parte da lista de times que nunca chegaram a ser rebaixados em nenhuma das divisões do Brasileirão.

Está interessado em conhecer mais sobre um dos times mais antigos do Brasil? Neste artigo reunimos algumas informações sobre o Operário Ferroviário Esporte Clube.

A origem do Operário Ferroviário Esporte Clube

Não existe conhecimento sobre a real origem do clube.

De acordo com alguns autores, ele deu origem a partir de outro time, que é o Tiro de Guerra Pontagrossense. Já para outros autores, surgiu o Riachuelo Sport Club. 

Não existe conhecimento sobre a real origem do clube. De acordo com alguns autores, ele deu origem a partir de outro time, que é o Tiro de Guerra Pontagrossense.
Tiro de guerra. Fonte/Reprodução: original.

Até o momento, a versão mais utilizada e aceita é que o clube originou-se de um grupo de operários ferroviários que trabalhavam na Rede Viação Paraná e que nunca teve ligação com os times já citados. A data de fundação, que é 1º de maio de 1912 também é o dia do trabalhador. 

Fundadores

Veja abaixo quais foram os fundadores do Operário Ferroviário Esporte Clube:

  • Raul Lara; 
  • Oscar Wanke; 
  • Antônio Joaquim Dantas; 
  • João Gotardello; 
  • Joaquim Eleutério; 
  • Álvaro Eleutério; 
  • Victorio Maggi; 
  • Oscar Marques; 
  • João Simonetti. 

Acima foram citados os pioneiros do Operário Ferroviário Esporte Clube. Os nomes vão do Presidente até o Fiscal de campo que é o último.

Anos de ouro

A origem do Operário Ferroviário Esporte Clube deu início de seu profissionalismo se deu a partir dos anos 50 junto com outros clubes de Ponta Grossa.

Naquela década, os lucros para o clube vinham de sócios principalmente que também faziam parte da categoria de funcionários da malha ferroviária.

Naquela década, os lucros para o clube vinham de sócios principalmente que também faziam parte da categoria de funcionários da malha ferroviária.
Lucros. Fonte/Reprodução: original.

O clube era muito respeitado por outros clubes de grande porte do estado. Em 1958 o Operário formou um time forte acabando por assustar os times tradicionais já existentes. Nessa época o clube passou a ser conhecido como “Fantasma da Vila”

A decadência

Equipes do Norte Novo passaram a disputar o campeonato. Por este motivo, o futebol de Ponta Grossa voltou a sofrer com alguns desafios. Até que no ano de 1965 houve o primeiro rebaixamento do clube.

O retorno

No ano de 1979 o clube voltou aos campeonatos. Antônio Luís, responsável pela volta do time, o encontra com sérios problemas financeiros. Com o tempo, o clube foi se reerguendo.

A série A como um objetivo possível

Em 2019, o Operário Ferroviário Esporte Clube fez uma participação no Campeonato Brasileiro de Futebol – Série B. O time formado consideravelmente forte fazendo com que o clube chegasse bem perto de alcançar a Série A.

De acordo com o site Probabilidades no Futebol, que faz parte do Departamento de Matemática da UFMG, o Operário Ferroviário tinha 76% de chances de subir de divisão.

Qual estádio do Operário Ferroviário Esporte Clube

O Estádio Germano Krüger pertence ao Operário Ferroviário Esporte Clube. Ele teve sua inauguração no dia 12 de outubro de 1941 possuindo capacidade para mais de 10 mil lugares. O nome que o estádio leva é uma homenagem ao engenheiro que criou o projeto, Germano Krüger. 

Mascote

O mascote do Operário Ferroviário Esporte Clube é um fantasma. O mascote foi escolhido devido ao apelido de “Fantasma da Vila” que o clube havia ganho anteriormente.

Títulos

Veja abaixo os títulos conquistados pelo Operário Ferroviário Esporte Clube:

Nacionais
Títulos nacionais
TemporadaCompetiçãoTítulos
2018Campeonato Brasileiro – Série C1
2017Campeonato Brasileiro – Série D1
Títulos nacionais por temporada
Estaduais
Títulos estaduais
TemporadaCompetiçãoTítulos
1923, 1924, 1925, 1926, 1929, 1930, 1932, 1934, 1936, 1937, 1938, 1940, 1957, 1958, 1990 e 1991Campeonato Paranaense do Interior16
2015Campeonato Paranaense – Primeira Divisão1
2016Taça FPF1
1961Campeonato Paranaense – Zona Sul1
1968 e 2018Campeonato Paranaense – Segunda Divisão2
1927 e 1956Torneio Início2
Títulos estaduais por temporada

Com muitas conquistas nacionais e estaduais, o clube passa a ser reconhecido pelo futebol Brasileiro.

Torcida

O Operário Ferroviário possui uma grande torcida e é reconhecido por isso. A torcida vai onde o clube está e já foi conhecida como Trem Fantasma por conta do modo de locomoção que utilizavam para assistir o time jogar em outras cidades Esse meio de locomoção era o trem.

1 comentário em “Como foi a origem do Operário Ferroviário Esporte Clube e sua conturbada história?”

Deixe um comentário