Você sabe o que é a Umbanda? Conheça sobre essa religião bastante seguida no Brasil, qual sua origem, crenças, entidades, como funcionam seus cultos e qual a sua diferença com o Candomblé.
Aqui você vai entender melhor sobre essa prática religiosa genuinamente brasileira e qual a sua origem. Confira!
O que é a Umbanda?
A Umbanda é uma religião monoteísta criada no Rio de Janeiro fundada por Zélio Fernandino de Moraes no ano de 1908. O nome da religião afro-brasileira vem do vocabulário angolano, quimbundo, que significa “Arte de curar”. A Umbanda tem como base três conceitos fundamentais: luz, caridade e amor.
Qual é a origem da Umbanda?
A religião umbandista se originou na região dos subúrbios de 1908, quando no dia 15 de novembro deste ano, Zélio Fernandino de Moraes teria sido incorporado pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, e o espírito o ajudou a criar a religião. A Umbanda logo foi difundida por todo o Brasil e em outros países latino americanos.
As crenças da Umbanda une elementos das religiões do Candomblé, Espírita e Católica. Para estudiosos, a religião seria um tipo de Candomblé sem sacrifício animal, a tornando mais aceita pela população branca da época.
A Umbanda também possui elementos da religião Kardecista, como a ideia de evolução e reencarnação.

Jesus também é tido como referência espiritual, podendo encontrar imagens de Cristo em altares de terreiros e casas de Umbanda.
Qual a história da Umbanda?
A Umbanda foi confundida por um longo tempo com a macumba carioca ou Quimbanda. No ano de 1905, João do Rio publicou suas reportagens que deram origem ao livro “As religiões do Rio”, no qual citava rituais onde espíritos de caboclos e preto-velhos eram incorporados.
A maioria dos terreiros de Umbanda se originaram no Kardecismo em 1908, no entanto, com as repressões contra religiões africanas entre 1920 a 1930, gerou a união de muitos terreiros e casas.

Foram necessárias a organização e padronização da religião com diretrizes de doutrina para evitar perseguições, era bastante comum neste período utilizaram o termo espírita para religiões afro-brasileiras a fim de evitar as perseguições.
Para se tornar aceita, a religião tentou se “desafricanizar” e embranquecer. No ano de 1939, a primeira Federação de Umbanda foi fundada, a União Espiritista de Umbanda do Brasil (UEUB), e a origem da religião foi estabelecida no Oriente ou África Oriente.
No período da Ditadura militar, a Umbanda serviu de instrumento de aceitação do projeto nacionalista, ganhando espaço nas manchetes de jornais e revistas.
Nos anos 80, com o crescimento das igrejas neopentecostais, as religiões de origens africanas voltaram a sofrer ataques e perseguições de fiéis.
Na data de 27 de dezembro de 2007 foi criada a a Lei 11.635, tornando essa data o Dia Nacional de Combate ao Preconceito Religioso, protegendo as religiões de origem africana.
O que são orixás na Umbanda?
Os orixás são divindades da mitologia Africana que geraram a ordem no mundo e que estavam presentes nas essências das forças da natureza.
Quais são?
Os orixás são: Oxalá (Fé), Oxum (Amor), Oxóssi (Conhecimento), Xangô (Justiça), Ogum (Lei), Obaluaiê (Evolução), Yemanjá (Geração), Oyá (Tempo), Oxumaré (Renovação), Obá (Concentração), Egunitá (Purificação), Yansã (Direção), Nanã (Decantação), Omulú (Estabilização).
O que são as entidades na Umbanda?
As entidades, também conhecidas como guias, são espíritos que podem ser incorporados durante cultos por médiuns. As entidades estão ligadas à cura e aconselhamentos e proteção, e podem ser descritos como pessoas de tipos populares da sociedade brasileira.
Quais são?
As principais entidades são: Caboclos, Pretos velhos, Baianos, Marinheiros, Erês, Malandros e Pomba-gira.
Também existem outras entidades como, boiadeiros, Nineiros, Ciganos, entre outras.
Como os cultos da Umbanda são realizados e onde?
As cerimônias da Umbanda são realizadas em locais conhecidos como terreiros, barracões ou casas, as cerimônias também podem ser feitas ao ar livre, próximas a rios, cachoeiras ou na praia.
O culto é liderado por um “pai” ou “mãe”, que cuida dos ritos e do terreiro, além de ser o responsável por passar os ensinamentos e segredos da religião para os discípulos.
Nas cerimônias ocorrem as sessões de passe, onde a entidade reorganiza o campo de energia astral da pessoa. São feitas também sessões de descarrego quando é sentida energia negativa em alguém, a transferindo para os fundamentos do terreiro.
Durante os cultos são utilizadas roupas brancas, cor que agrada os orixás e entidades. A Umbanda celebra batizados, consagrações e casamentos.
Quais as diferenças entre Umbanda e Candomblé?
Candomblé e Umbanda costumam ser bastante confundidas por suas semelhanças, no entanto existem diversas diferenças entre elas. Enquanto a Umbanda é uma religião criada no Brasil com elementos africanos, espíritas e católicos, o Candomblé é uma religião de origem africana que foi trazida para o Brasil pelos escravos durante o período da colonização.
Outras diferenças marcantes entre as duas religiões são suas crenças, forma que são feitas suas cerimônias, a ausência de altar e a prática de sacrifício de animais no Candomblé, entre outras diferentes presentes entre as duas.
Essa é a história de origem da Umbanda, como são suas crenças, as diferenças existentes entre ela e a religião do Candomblé, e história ao longo dos anos desde sua criação no Rio de Janeiro até os dias atuais.
3 comentários em “O que é a Umbanda e qual a sua origem?”