O que é e qual a origem da Agronomia?

Você conhece a origem da agronomia? Sendo muito importante para a agricultura e a pecuária, a origem da agronomia ainda é um mistério para muitas pessoas, que não sabem  para que serve e nem conhecem a importância dessa ciência. 

Por ser algo muito voltado para o agro em geral, é normal que algumas pessoas não entendam muito sobre a agronomia. Você é uma dessas pessoas? Então leia até o fim do texto para entender o que é, saber para que serve e conhecer a origem da agronomia. Também mostraremos em quais áreas ela é aplicada e veremos qual é a sua importância.

O que é a Agronomia?

A agronomia é uma ciência que inclui técnicas e conhecimentos de várias áreas diferentes como: biologia, botânica, engenharia, zootecnia, genética e entre outros. Esses estudos são feitos com o objetivo de compreender melhor a agropecuária, para aperfeiçoar e desenvolver novas técnicas agrícolas. 

Para que serve a Agronomia?

A agronomia estuda todas as áreas que citamos, para desenvolver a agricultura e a pecuária. Por meio dela, são criadas  técnicas de combate as pragas em plantações, além de novas técnicas de colheita e armazenamento das plantações. Lembrando que, isso deve ser feito de uma forma que não prejudique o meio ambiente. 

Além disso, a agronomia pode ajudar no desenvolvimento genético dos animais, para fazer com que eles se desenvolvam mais rápido.

Além disso, a agronomia pode ajudar no desenvolvimento genético dos animais, para fazer com que eles se desenvolvam mais rápido.
Agronomia pode ajudar no desenvolvimento genético dos animais, para fazer com que eles se desenvolvam mais rápido. Fonte/Reprodução: original.

A agronomia também está envolvida no desenvolvimento de biocombustíveis, que não façam mal ao meio ambiente. Mas como ela surgiu? Vamos conhecer agora a origem da agronomia. 

Qual a origem da Agronomia?

A agricultura faz parte de toda a história humana, mas a origem da agronomia vem do século XVIII, quando os cientistas começaram a estudar as composições das plantas e usaram esses estudos para melhorar a agricultura com a criação de novos fertilizantes e compostos químicos. 

Depois da origem da agronomia surgiu a revolução verde, que ocorreu durante as décadas de 60 e 70, a agronomia sofreu uma série de modificações.

Depois da origem da agronomia surgiu a revolução verde, que ocorreu durante as décadas de 60 e 70, a agronomia sofreu uma série de modificações.
Série de modificações. Fonte/Reprodução: original.

Essa revolução tinha como objetivo aumentar a prática da agricultura em países em desenvolvimento.  A partir disso surgiu a mecanização das lavouras e novos tipos de inseticidas e fertilizantes, além do uso de sementes geneticamente modificadas. 

Quais as características da Agronomia?

O que caracteriza a agronomia é a reunião de técnicas que ocorre para o desenvolvimento agrícola. Mas mesmo sendo algo ligado a agricultura, a agronomia também é caracterizada pelo com seu desenvolvimento tecnológico, com o objetivo de modernizar e aumentar as produções no campo. 

Quais são as áreas de atuação profissional na Agronomia?

Uma pessoa formada em agronomia é chamada de agrônomo, pode atuar em várias áreas diferentes como: nas pesquisas em universidades ou empresas, trabalhando na indústria de alimentos, em associações de produtores agrícolas ou em instituições de desenvolvimento agrícola, sejam elas públicas ou privadas. 

Qual a importância da Agronomia?

Assim como uma grande empresa necessita de alguém que supervisione a sua produção, uma propriedade agrícola necessita de um agrônomo. Ele possui a importante função de executar os projetos desenvolvidos para o ramo agrícola e fazer a gestão de uma determinada propriedade, criando estratégias de produção e combatendo possíveis pragas que venham existir nas plantações. 

Sendo assim, a agronomia é algo fundamental para agricultura e pecuária, não é a toa que desde a origem da agronomia, as produções agrícolas têm se desenvolvido cada vez mais, se tornando muito importante para a economia de diversos países. 

Com este conteúdo você aprendeu sobre a origem da agronomia e qual sua importância tanto para a área rural quanto para os grandes negócios. Se achou interessante por que não investir neste curso tão importante.

1 comentário em “O que é e qual a origem da Agronomia?”

Deixe um comentário