Conheça a origem do nome Forró: uma das maiores expressões artísticas brasileiras

Conheça a Origem do nome Forró, uma das maiores expressões artísticas brasileiras só aqui no Origem das coisas. Para saber mais sobre o surgimento do nome forró leia aqui!

A origem do nome Forró vem de uma história bastante interessante e que é considerada uma das mais importantes para toda a cultura nordestina. Conforme a história, a dança Forró chegou ao país através dos escravos africanos que desembarcavam no sertão nordestino.

Hoje, o Forró é considerado um patrimônio da cultura brasileira e um gênero musical famoso, tocado em muitas festas e eventos por todo o Brasil. Conheça um pouco mais sobre a origem do nome forró e as curiosidades que cercam essa história.

O que é o Forró e suas influências?

O Forró nasceu oficialmente em Pernambuco durante o século XIX. Alguns aspectos do forró foram trazidos por escravos, que desembarcavam no sertão nordestino. 

O estilo do forró é muito conhecido por conta do som marcante de instrumentos musicais como sanfona, triângulo e zabumba. Além também da dança realizada por seus adeptos, que é geralmente realizada entre casais com corpos unidos e o arrastar de pés.

O que é o Forró e suas influências
Fonte/Reprodução: original

Há diversos gêneros musicais que fazem o forró. O primeiro que podemos citar é o baião, muito conhecido por coreografias graciosas marcadas por passos específicos da dança, muitos rodopios e balanços conforme a música. O xote, que representa a famosa coreografia de dois passos pra lá e dois pra cá. E por último o xaxado, um modo de dança onde as pessoas arrastam os pés e se movimentam.

A história do forró pode ser dividida em 3 fases. A primeira, durante a década de 50, foi divulgada por Luiz Gonzaga. A segunda, fez-se em 1975, onde houve mudanças do ritmo tradicional do forró e por último a terceira geração, que durante 1990 o forró ganhou um ritmo mais eletrônico e moderno, com direito a mesclas de gêneros.

 Quem foi o maior nome do Forró: divulgador histórico desse estilo musical

Luiz Gonzaga, por muitos considerado o Rei do Baião, foi o maior divulgador desse estilo musical. Ele iniciou seus trabalhos antes mesmo do nome Forró ser introduzido de fato. 

Por conta do sucesso de suas músicas, o cantor e compositor foi o responsável por difundir o gênero por todo o Brasil. Acredita-se também, que foi ele que introduziu os três instrumentos mais usados no gênero (zabumba, sanfona e triângulo).

Foi a partir de Luiz Gonzaga, que outros artistas do gênero começaram a ter mais espaço, e assim se iniciou a expansão e maior popularidade do Forró. Essa época também foi conhecida pela migração nordestina, o que impulsionou ainda mais a ascensão do forró por todo o país. 

Forró do ‘’For All’’ ou do Forrobodó? Qual a origem do nome?

Muitas teorias foram criadas ao longo do tempo para determinar a origem do nome forró. Uma delas é que a palavra deriva do inglês ‘’For All’’, criado por militares que trabalhavam em bases da cidade de Natal. Porém, essa história é contrariada pelo fato do vocábulo ter sido introduzido em dicionários muito antes da Segunda Guerra.

A teoria que mais se encaixa é que a palavra forró é a redução da palavra ‘’forrobodó’’. Esse termo foi datado no século 19, utilizado por todo o Brasil para designar o baile popular onde os casais dançavam o gênero. A palavra forrobodó origina-se do galego forbodó, que significa ‘’baile popular. 

O que é o Dia do Forró?

O sucesso do Forró pelo Brasil é tão grande que ganhou até mesmo um dia para ser comemorado de forma oficial. A data escolhida para o Dia Nacional do Forró foi a de 13 de dezembro, a mesma do nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. O responsável pela expansão do ritmo em todo o Brasil e a abertura para novos artistas da cena. 

O Forró foi capaz de encantar milhares de pessoas por todo o mundo há mais de 80 anos. Por isso, hoje o ritmo é considerado um Patrimônio Histórico e Artístico de todo o país. 

Forró e São João: casamento perfeito

As chamadas Festas Juninas ou Baile de São João são marcadas pela presença do Forró. 

Essa festa tradicional de nosso país é muito realizada por todas as regiões do país, mas é mais forte no Nordeste.

Em seu início, essas festas eram realizadas com cunho religioso, criadas para homenagear São João e Santo Antônio. Com o tempo, essas festividades começaram a mudar e se expandir pelo Nordeste.

Hoje, a maior festa junina do país ocorre em Campina Grande, na Paraíba. Essa festa chegou a receber mais de 2,5 milhões de pessoas em uma de suas edições. Essas festas são marcadas pela presença forte do ritmo e dança do forró, comidas típicas da região e as famosas quadrilhas de dança.

O Forró é uma forma de cultura brasileira e desde 2021 foi reconhecido oficialmente como Patrimônio Histórico e Artístico pelo Iphan. Esta ação foi formalizada através de diversos documentos acumulados por muitas comunidades do país. 

A formalização foi motivo de comemoração para muitos brasileiros, que agora defendem a ampliação de festivais e atividades, para divulgar ainda mais essa herança brasileira. 

3 comentários em “Conheça a origem do nome Forró: uma das maiores expressões artísticas brasileiras”

Deixe um comentário