Conheça a história e a Origem do Lego aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da marca leia aqui!
A marca Lego e seus brinquedos são um dos mais conhecidos do mundo, mas você já conhece a origem do Lego? Hoje, o Lego já é mais que uma marca, ele já virou uma metonímia, uma marca que significa todas as outras versões do produto. Isso só demonstra o sucesso que a empresa Lego teve desde sua criação.
Então se você quer conhecer mais sobre a origem do brinquedo Lego, da empresa e como se deu esse sucesso, continue com a gente no texto abaixo!
O que é o Lego?
Para entendermos a origem do Lego, vamos conhecer bem o que é o Lego. Você pode conhecer como Lego aqueles pequenos brinquedos em formato de tijolinhos para encaixar. Mas, na verdade, esses brinquedos de encaixar não são “o Lego”. Lego é uma empresa dinamarquesa que produz esses brinquedos, mas ela nem ao menos foi a criadora deles.

Mas de tão famosa que essa empresa se tornou, o seu nome é hoje o que chamamos de metonímia de marca. O nome da marca virou um sinônimo cultural e linguístico para todos os brinquedos.
Qual a história e origem do Lego?
Vamos agora conhecer a origem do Lego, na verdade, a origem do Lego como empresa. A companhia Lego foi criada na Dinamarca na década de 30. O criador da marca foi um carpinteiro de nome Ole Kirk, que começou a fabricar brinquedos de madeira para o seu filho.
Com o sucesso dos brinquedos que fabricava para o seu filho, Ole decidiu criar uma empresa de fabricar brinquedos, que com o avanço do plástico nas indústrias acabou deixando a madeira de lado para fabricar brinquedos de plástico.
Um dia, Ole Kirk acabou topando com um brinquedo diferente em formato de tijolo que encaixa e desencaixa. Encantado, Ole decidiu colocar a ideia em uso em sua empresa Lego também.
Essa foi a origem do Lego como um fenômeno que conhecemos hoje, se tornando um símbolo máximo do brinquedo, a ponto das pessoas não conseguirem dissociar a marca do objeto.
Quando Lego começou a se expandir?
Embora a origem do Lego e até mesmo do estilo de brinquedo tenha acontecido pelas mãos de Ole Kirk, o sucesso mundial veio pelas mãos de Godtfred Kirk, seu filho. Após assumir o lugar do pai como líder da empresa, Godfred ouviu as reclamações de um comprador que dizia que os brinquedos poderiam ser mais acessíveis e interessantes para crianças mais novas.

Godfred ouviu e ficou pensativo a respeito da reclamação, e acabou reformulando as peças de tijolos grandes para diferentes tijolinhos, diferentes peças e plataformas, dando origem a atual versão do lego em 1958. Desde então o sucesso só aumentou.
Por que Lego faz tanto sucesso?
A praticidade e versatilidade dos legos assim como suas parcerias com outras grandes marcas e a criação de caixas temáticas levaram o Lego ao topo do sucesso.
O Lego já fez parcerias com marcas como Harry Potter, Star Wars, Bob Esponja, Speed Racer e outros personagens como Batman.
Como criar formatos com Lego?
Existem inúmeros diferentes tipos de tijolinhos de lego, calcula-se que 2400 de modelos diferentes. Isso faz do brinquedo extremamente versátil, podendo ser montado de maneira original pelo usuário, que simplesmente monta do jeito que quiser as pecinhas, ou podendo também ser montado de maneira proposta pela caixa temática, construindo cenários ou desenhos.
Quantas molduras podem ser feitas com Lego?
Desde a origem do Lego até hoje, a empresa produziu 400 bilhões de pecinhas diferentes, e hoje você poderia montar 915.103.765 estruturas diferentes apenas com as peças de 2×4. O brinquedo tem realmente um potencial ilimitado para a diversão.
Você já conhecia a origem do Lego e já brincou com esse objeto? É realmente impressionante o quanto um brinquedo tão simples pode ser bem-sucedido!
1 comentário em “Qual a história e origem do Lego?”