Onde se originou a palavra empreendedorismo: seu significado e conceitos

Entenda de onde se originou a palavra Empreendedorismo, o seu significado e todos os seus conceitos aqui no Origem das coisas. Para saber tudo sobre o surgimento da palavra empreendedorismo leia aqui!

Muito se fala em empreendedorismo atualmente, ainda mais durante esse período de pandemia em que estamos vivendo. Empreender acabou se tornando mais uma necessidade que uma alternativa para muitos brasileiros, mas o conceito de empreendedorismo nem sempre foi tão abrangente como atualmente.

Qual a origem da palavra empreendedorismo?

A origem da palavra “empreendedorismo” vem da palavra “entrepeneur” de origem francesa, significa “aquele que assume riscos e começa algo novo”.

Qual a origem da palavra empreendedorismo
Fonte/Reprodução: original

No Brasil, o empreendedorismo vem desde a época dos portugueses, quando colonizaram o país. Mas o termo surgiu apenas em 1990, quando os brasileiros viram novas oportunidades de criar negócios que se destacassem no mercado, para competir com produtos vindos de outros países. Hoje temos empreendedores brasileiros de renome, como a Luiza Helena Trajano, da Magazine Luiza.

O que é o empreendedorismo e seu papel no mundo dos negócios

Segundo o economista Robert D. Hisrich, o empreendedorismo pode ser definido como a criação de algo diferente, dedicando tempo e assumindo riscos. Apesar de o conceito ter mudado ao longo dos anos, a ideia é sempre a mesma: inovação e criação de novas empresas.

O empreendedor possui um papel fundamental na economia, por ser responsável por mudanças e pelo desenvolvimento de grandes potências. No Brasil, desde 2014, as empresas foram responsáveis por gerar 46,7% dos novos empregos, tendo um grande impacto na economia. Isso também se torna visível no atual crescimento das startups, que criam oportunidades em diversos setores.

Desafios do empreendedorismo na atualidade

Empreender no século XXI pode ser desafiador, ainda mais no Brasil. Listamos alguns dos desafios mais enfrentados pelos empreendedores na atualidade:

  1. Alta carga tributária;
  2. Difícil obtenção de crédito;
  3. Muita concorrência no mercado;
  4. Alta possibilidade de fechamento da empresa, por diversos fatores: lucro muito baixo e sem reinvestimento, falta de plano de negócio, não medir o capital de giro, entre outros;
  5. Burocracia para a legalização da empresa;
  6. Dificuldade em gerir a empresa e administrar todas as áreas.

Apesar das dificuldades, empreender acaba se tornando uma solução em muitos casos.

Evolução dos conceitos de empreendedorismo

O empreendedorismo vem desde os nossos ancestrais, que geriam recursos e administravam negócios. Apesar de não levar esse nome, o primeiro indício de empreendedorismo que temos foi na agricultura, em que os produtos que sobravam eram cambiados por produtos de outros povos. As civilizações antigas, como os maias, incas e astecas, possuíam grande visão empreendedora em suas construções e descobertas.

Por volta do século XVII o conceito de empreendedorismo sofreu mais mudanças, com acordos de produção entre o governo e a burguesia. Na Revolução Industrial, a produção de máquinas levou ainda mais ao avanço do conceito, tendo a Grã Bretanha como pioneira.

Atualmente o empreendedorismo no Brasil cresce cada vez mais, mesmo com a crise econômica causada pela pandemia. A empresária Carol Paiffer afirma que empreender se tornou uma necessidade, devido à escassez de empregos.

O perfil do empreendedor

Para empreender não basta apenas querer ser o seu próprio chefe, algumas características e habilidades são indispensáveis para se tornar um empreendedor de sucesso. Entre elas, podemos citar:

  1. Conseguir enxergar oportunidades;
  2. Ter espírito de liderança e autoconfiança;
  3. Ter boas habilidades sociais;
  4. Ser persistente e ter planejamento;
  5. Sempre desejar aprender e melhorar;
  6. Não ter medo de errar e aceitar riscos.

Empreender significa inovar, colocando em prática novas ideias e enfrentando desafios. Em pesquisa realizada pela Endeavor, 76% dos brasileiros entrevistados afirmaram que desejam em ser proprietários de um negócio. Mas apenas sonhar não basta: é necessário colocar em prática.

3 comentários em “Onde se originou a palavra empreendedorismo: seu significado e conceitos”

Deixe um comentário