Saiba a Origem da Dança do Ventre

Conheça tudo da origem da dança do ventre e como isso se tornou arte em muitos povos aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da dança do ventre leia aqui!

Dança do ventre é considerada uma das primeiras danças femininas de toda a história. Acredita-se que os movimentos que fazem a dança do ventre foram elaborados por mulheres para o alívio de cólicas menstruais, melhora dos músculos para uma futura gestação e também como uma forma de ritual à fertilidade. 

Hoje, a dança do ventre ainda é muito praticada por mulheres de todo o mundo. Ela é capaz de trazer inúmeros benefícios físicos e emocionais para quem a pratica, além de ser considerada uma forma de arte. Acompanhe mais detalhes sobre a dança do ventre e sua origem. 

Origem da dança do ventre: Onde e como surgiu

Até o momento, não foi possível definir com precisão o local exato que deu origem a dança do ventre no mundo. Apenas sabe-se que sua origem é oriental. Por causa da falta de informações sobre a dança do ventre na literatura, muitas hipóteses, opiniões e teorias foram criadas a respeito dela, por isso a dificuldade de definir a história de modo concreto.

A hipótese mais divulgada sobre a dança do ventre e sua origem é que a dança nasceu no Egito, como um modo de culto às deusas veneradas da época. Os movimentos presentes na dança do ventre era um modo de celebrar a vida e contemplar a fertilidade da mulher.

Origem da dança do ventre Onde e como surgiu
Fonte/Reprodução: original

De acordo com o que se acredita, as mulheres do Egito Antigo não dançavam em apresentações públicas, mas sim em lugares próprios e em formato religioso. O objetivo da dança era reverenciar suas deusas. Muitos estudos acreditam também que as mulheres dançavam para o fortalecimento dos músculos do útero, na intenção de realizar um preparo para uma futura gestação.

A dança foi maior difundida com a invasão dos árabes no Egito. Deste modo, houve uma apropriação da dança do ventre por parte deles. Por isso, muitos acreditam que a dança é de origem árabe. 

Quando a dança do ventre chegou ao Brasil?

A dança do ventre no Brasil é  de fato bastante atual. Ela chegou ao solo brasileiro com os primeiros árabes que se estabeleceram no país. Esses imigrantes se concentraram principalmente na cidade de São Paulo e por todo o estado. 

No final do século XXI, a dança do ventre foi altamente difundida através da novela O Clone. Assim, ela conquistou interessados por sua história e adeptos da dança. Hoje, podemos afirmar que o Brasil abriga grandes nomes de bailarinas conhecidas mundialmente pela dança do ventre, como Soraia Zaied e Shahar.

Dança do ventre brasileira na modernidade

Ao se difundir melhor pelo país, a dança ganhou novas características modernas. Para as brasileiras, essa dança hoje pode beneficiar a saúde e bem estar feminino, que evolui o lado místico da mulher e contribui para a feminilidade.

Hoje em dia, a dança do ventre se tornou uma profissão. Muitas mulheres ensinam ou apenas se apresentam como forma de trabalho. Antigamente, não existiam escolas responsáveis por seu ensino, a dança era passada de mães para filhas. 

No Brasil, os estilos de dança do ventre mais praticados são o libanes e o egipcio. Mulheres de todas as idades procuram por essa prática por causa de seus benefícios comprovados para a saúde e estímulos gerados quando praticada todos os dias. 

Dança do ventre: quais as características dos seus passos e expressões

A dança do ventre consiste na realização de movimentos redondos com o quadril e gestos com braços e mãos. Dentre suas características também há técnicas de movimentação com a cabeça, expressões da face e balanços em diversas outras partes do corpo. 

Além de seus movimentos, na dança do ventre existe a preocupação da utilização de objetos e acessórios durante as apresentações. Nesse quesito podemos encontrar pandeiros, véu, velas e até mesmo espadas.

Existem dois modos da prática, um deles é onde a bailarina dança de acordo com seus sentimentos, sem nenhuma coreografia prévia. Já há outro método onde é elaborada a coreografia e ensaios antes de determinada apresentação.

Benefícios da dança do ventre

A dança do ventre é uma forma de expressar a arte através de belos movimentos, sensualidade e beleza do corpo feminino. Considera-se a dança do ventre uma atividade que auxilia ativamente no autoconhecimento da mulher. 

Além disso, existem os benefícios para o corpo, como maior flexibilidade de todo o corpo, melhora da postura e diminuição de dores nas costas, queima de calorias e conforto para as dores da TPM e menopausa. 

Mulheres que praticam a dança do ventre também são capazes de atingir o bem-estar mental, pois seus movimentos são eficazes contra o estresse, insônia e outros males que atingem a mente. Por conta disso, essa dança ainda é muito praticada por mulheres de todo o mundo. Existem escolas especializadas apenas no ensino da técnica, inclusive há algumas no Brasil.

1 comentário em “Saiba a Origem da Dança do Ventre”

Deixe um comentário