Se você é um fã das músicas dos anos 1980, chegou a hora de conhecer a origem do Barão Vermelho! Formada no Rio de Janeiro em 1981, a banda de rock faz parte do Quarteto Sagrado do rock brasileiro da mesma década ao lado de Legião Urbana, Os Paralamas do Sucesso e Titãs. Além disso, a banda é responsável por popularizar o gênero no Brasil.
A origem do Barão Vermelho partiu do desejo de Guto Goffi e Maurício Barros de formar uma banda de rock com composições próprias que falassem sobre sentimentos, superação e o dia a dia.
Mal sabiam eles que dali surgiria uma das bandas mais importantes do cenário do rock brasileiro e que suas músicas serviriam de inspiração para muitas outras iniciarem também no gênero, que até então era pouco conhecido no país.
Neste texto, falaremos um pouco sobre a origem do Barão Vermelho, suas curiosidades, episódios e músicas. Confira a seguir!
Qual a origem do Barão Vermelho?
A Barão Vermelho foi fundada em janeiro de 1981, logo após Guto Goffi e Maurício Barros assistirem ao show da renomada banda Queen, durante a primeira apresentação do grupo no Brasil, no Estádio do Morumbi.

Depois de presenciar o espetáculo incrível, os amigos decidiram criar sua própria banda. Os dois então convidaram Roberto Frejat e Dé Palmeira para se juntarem à banda, surgia ali a formação inicial da promissora Barão Vermelho.
O nome da banda veio como inspiração no codinome mundialmente conhecido do aviador alemão Manfred von Richthofen, considerado um dos maiores aviadores de todos os tempos, que lutou pela Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial e se tornou uma verdadeira lenda de batalha.
Músicas mais tocadas do barão vermelho
Desde a origem do Barão Vermelho, a banda criou muitas músicas que se tornaram verdadeiros sucessos na década de 80 e que continuam bombando até hoje. Entre as músicas mais tocadas da banda estão:
- Bete Balanço;
- Por Você;
- Amor, Meu Grande Amor;
- Pro Dia Nascer Feliz;
- Puro Êxtase;
- Por que a gente é assim?;
- Maior Abandonado.
Agora veremos os integrantes.
Quem são os integrantes do Barão Vermelho?
A origem do Barão Vermelho partiu dos quatro integrantes iniciais da banda: Guto Goffi, Dé Palmeira, Roberto Frejat e Maurício Barros. Um ano após a criação do grupo, Cazuza juntou-se à banda como vocalista e gravaram então o disco homônimo.
Mas em junho de 1985, Cazuza deixou a banda para seguir carreira solo. Juntaram-se então à banda Peninha e Fernando Magalhães, o papel de vocalista da banda foi ocupado por Roberto Frejat.
Curiosidades sobre o barão vermelho
Embora o Barão Vermelho fosse uma banda promissora, as rádios insistiam em não tocar suas músicas. Só depois de Ney Matogrosso gravar um cover da música “Pro Dia Nascer Feliz” é que as rádios começaram a tocar as músicas da banda.
O Barão Vermelho foi convidado para abrir a primeira edição do Rock In Rio, em janeiro de 1985, juntamente com a Orquestra Sinfônica Brasileira.

Após o sucesso da banda em 1985, Cazuza decidiu seguir carreira solo, seu maior apoiador era Frejat, mas o amigo pediu para que ele não abandonasse a banda de vez. Com a saída dele da banda, durante um final de show foi bem conturbado, os dois perderam a grande amizade que tinham, só em 1988 ambos voltaram a ser amigos.
Ao longo de toda a carreira, a banda lançou inúmeros sucessos que ficaram marcados na história da música brasileira e serviram de inspiração para uma geração inteira de cantores.
A origem do Barão Vermelho foi bem simples, como muitas outras bandas, mas o sucesso que a banda alcançou foi gigantesco, o que a fez se tornar uma das maiores e mais respeitadas bandas brasileiras.
Gostou de saber um pouco mais sobre a origem do Barão Vermelho? Qual a sua música preferida da banda?