Descubra qual a origem da cyber monday e todo o seu funcionamento só aqui no Origem das coisas. Para entender mais sobre o surgimento da cyber monday leia aqui!
A origem da Cyber Monday, igualmente a Black Friday, também vem dos Estados Unidos. Porém, não é tão popular quanto. Essa data é utilizada desde 2005 por norte-americanos, e consiste em um evento que acontece na primeira segunda-feira do Dia de Ação de Graças.
Em nosso país, a data é pouco conhecida e não gera tanta comoção quando a Black Friday, porém ainda sim, é considerada uma ótima oportunidade para quem quer descontos em compras do varejo online.
Qual a origem da Cyber Monday
A origem da Cyber Monday vem dos Estados Unidos e na tradução significa Segunda Cibernética. Esse evento está ativo desde 2005 e é atualmente considerado um dos melhores dias para consumidores realizarem suas compras online com ótimos descontos.

O objetivo da Cyber Monday é incentivar as compras realizadas por lojas virtuais. Hoje, a data é como se fosse um prolongamento da Black Friday e é muito esperada por consumidores.
Conforme os dados divulgados pela Federação de Varejo dos Estados Unidos, a Cyber Monday é um evento válido. E que, assim como a Black, oferece boas oportunidades aos consumidores, principalmente no setor de eletrônicos.
Qual a diferença da Cyber Monday para Black Friday?
A Black Friday tem seu foco em descontos em lojas físicas. Por isso, até hoje nos Estados Unidos, há uma extrema movimentação de consumidores em lojas e grandes filas para aproveitar os descontos.
A origem da Cyber Monday toma um rumo diferente da Black Friday. Às duas datas se completam, porém, a diferença é que a Cyber Monday tem seu foco apenas em vendas digitais, ou seja, descontos em produtos ofertados em lojas online.
Essa data é perfeita para quem prefere realizar suas compras em marketplaces e evitar todo o frenesi de consumidores nas lojas físicas. A Cyber Monday também ganhou fama por conta dos preços baixos do setor de eletrônicos.
Origem da Cyber Monday no Brasil
No Brasil, a origem da Cyber Monday vem desde 2012. Contudo, o evento não é tão apreciado quanto a Black Friday. Muitos brasileiros ainda não conhecem a data, por isso a Cyber Monday costuma passar sem que percebam.

Mesmo assim, a data ainda é muito utilizada pelo setor de lojas eletrônicas do país. Por conta disso, é possível notar que ela ganha fama ano após ano.
Algumas lojas brasileiras utilizam a data para vender o que ainda está disponível após a Black Friday, principalmente produtos do setor de games e eletrônicos. Mesmo assim, é indicado a todo consumidor a pesquisa prévia e comparação de preços.
Qual papel econômico da Cyber Monday?
Desde a origem da Cyber Monday, seu objetivo é movimentar o comércio eletrônico. Segundo os dados do ano de 2019, lojas online faturaram ao menos R $412 milhões por conta da Cyber Monday.
A partir daí, o evento apenas cresceu por todo o país. Em 2020, a Cyber Monday conseguiu movimentar R$ 827,4 milhões para o comércio eletrônico, considerado um aumento de 17,7% em comparação ao ano anterior.
Por conta desses dados, cada dia mais, lojas começam a se dedicar à construção de ofertas para a Cyber Monday. A tendência é que o faturamento para 2022 seja ainda maior e a data mais popular entre os brasileiros.
Contudo, é indispensável a cautela na hora de efetivar compras durante Cyber Monday. Assim como a Black Friday, esse também é o momento em que lojas costumam aplicar o golpe dos preços. Para não ser prejudicado, todo consumidor deve analisar os preços de seus produtos desejados uma semana antes e realizar a comparação entre lojas.
1 comentário em “Conheça a origem da Cyber Monday? E como é seu funcionamento!”