Brincadeira Amarelinha: origem e como chegou ao Brasil

Descubra a origem da brincadeira amarelinha e como chegou no Brasil. Para maior entendimento da criação da brincadeira amarelinha leia aqui!

A amarelinha é uma das brincadeiras mais populares entre as crianças de todo o Brasil e do mundo. Fácil de jogar e super divertida, a brincadeira estimula a atividade física, o exercício da estratégia e promove uma competição saudável entre as crianças, podendo ser também jogada por adultos – é uma brincadeira para todas as idades e um ótimo jogo para se fazer entre amigos, seja no quintal de casa, na rua ou na escola.

É importante prestar atenção na segurança das crianças, principalmente ao brincar de amarelinha na rua. Devem ser evitadas ruas movimentadas, que passam muitos carros, e é bom evitar brincar de amarelinha no meio da rua também – sendo melhor brincar na calçada, onde é mais seguro.

Algo muito interessante, que poucos sabem, é a brincadeira amarelinha e sua origem. Veja abaixo como surgiu esse jogo!

Onde se originou a brincadeira Amarelinha?

A brincadeira amarelinha teve origem na roma antiga, tendo sido registradas em desenhos antigos imagens de crianças brincando com desenhos de riscos no chão. Posteriormente a brincadeira foi redescoberta na França – o que desencadeou em sua fama por toda a Europa. 

Onde se originou a brincadeira Amarelinha

Fonte/Reprodução: original

Como a brincadeira Amarelinha chegou ao Brasil?

A brincadeira amarelinha chegou ao Brasil através dos Portugueses, sendo esta uma brincadeira de origem europeia. Porém, existem diversas maneiras de jogar esse jogo, uma das modalidades é conhecida como amarelinha africana – provando assim que a brincadeira também tem origem na África em uma modalidade diferente e mais difícil de se jogar.

Diferentes nomes que a Amarelinha é conhecida Brasil afora: curiosidades

Existem diversas formas como a amarelinha é conhecida e chamada pelo Brasil afora. Alguns nomes comuns são: pular macaco, pular maré, academia, sapata ou avião. A forma como a brincadeira é chamada vai variar de acordo com a região, mas é possível que seja jogada em todo o território brasileiro.

Quem nunca brincou de amarelinha no Brasil? Esse jogo é extremamente popular e é possível de ser encontrado os desenhos de amarelinha no chão de escolas primárias, jardins de infância, e constantemente achamos um ou outro desenho nas ruas e nas calçadas dos bairros brasileiros. A amarelinha consegue unir diversas culturas e é uma brincadeira para todos!

Como é a brincadeira Amarelinha: conheça as regras

As regras são bem simples e fáceis de aprender. Basicamente desenhamos no chão uma base a qual intitulamos “Terra”, seguida de 9 (nove) ou 10 (dez) quadrados intercalados em unidade ou par, e na outra extremidade desenhamos o objetivo final com o nome de “Céu”. 

Nesta forma o jogador deve atirar uma pequena pedra no quadrado de número um, e ir pulando de um pé só até a outra extremidade, e voltando também pulando de um pé só. Na volta o jogador deve se equilibrar e apanhar a pedrinha de volta, sem pisar no quadrado onde a mesma está. 

Deve ser feito isso com cada quadrado numerado de 1 a 9 ou 1 a 10, sendo que quem completar primeiro todos os quadrados vencem. Se o jogador errar o quadrado certo ao arremessar a pedra, ele perde, tendo que começar a sequência novamente.

Existem modalidades diferentes de amarelinha também, sendo popular a amarelinha em caracol – ideal para quem quer dificultar a experiência e experimentar um formato ainda mais dinâmico de movimento.

Experimente jogar amarelinha com seus amigos num dia agradável de sol e descubra uma maneira ideal de se divertir com segurança e alegria, além de estar acessando uma das brincadeiras mais tradicionais na história do Brasil e do mundo.

Deixe um comentário