Saiba qual a origem do Capital Inicial!

É comum que alguns dos novos admiradores do Rock nacional não conheçam a origem do Capital Inicial, afinal, a banda possui quase 40 anos de muita história. Nesse tempo, foram lançados mais de 10 discos, com músicas que ganharam muita popularidade e se tornaram verdadeiros clássicos do Rock nacional. 

Existem muitos detalhes que algumas pessoas não conhecem sobre a origem do Capital Inicial, já que a sua história começa um pouco antes da sua primeira formação.

Quer saber mais sobre o Capital Inicial e sua origem? Então acompanhe esse texto, onde conheceremos a história e algumas curiosidades da banda. Confira! 

Qual a Origem do capital inicial?

No início dos anos 80, a música punk estava em alta no Brasil, com diversas bandas do gênero criadas nessa época. Uma dessas bandas era o Aborto Elétrico, formado por Renato Russo, Loro Jones e os irmãos Fê e Flávio Lemos.  

A banda conseguiu fazer sucesso localmente e tinha um grande fã chamado Dinho Ouro Preto, que criou, a partir de sua admiração, o desejo de cantar profissionalmente. Depois de um desentendimento entre Fê e Renato, o Aborto Elétrico chegou ao fim. 

Qual a Origem do capital inicial
Fonte/Reprodução: original

Os integrantes da banda decidiram tomar rumos diferentes. A partir daí temos a origem do Capital Inicial, pois, enquanto Renato Russo juntou-se a Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá para formar a banda Legião Urbana, os irmãos Lemos resolveram criar uma nova banda. 

Para escolher o vocalista eles realizaram uma audição, e Dinho Ouro-preto, um grande fã da extinta banda Aborto Elétrico, tornou-se o novo vocalista da banda que nascia. Assim, em 1982, temos a origem do Capital Inicial. 

Logo a banda conquistou os palcos Undergrounds do Sul e Sudeste. Dois anos após a origem do Capital Inicial, a banda assinou o seu primeiro contrato, com a CBS. A partir daí, a banda construiu uma longa história de sucesso e se tornou um dos maiores grupos de todo o Rock nacional.  

Curiosidades do capital inicial

É de se esperar que, com tantos anos de história, existam várias curiosidades relacionadas ao Capital Inicial. Vamos conhecer algumas delas: 

  • O vocalista do Capital Inicial seria uma mulher, que desistiu de última hora; 
  • A faixa “Música Urbana” só tinha uma estrofe, então, a pedido de Dinho, Renato Russo escreveu a segunda estrofe da música;
  • A banda adotou o nome Capital Inicial por não ter dinheiro para dar início ao projeto; 
  • Veraneio Vascaína, uma das músicas mais famosas do Capital Inicial, foi censurada e teve o seu LP proibido para menos de 18 anos, devido ao seu conteúdo político social crítico; 
  • Dinho deixou a banda em 1993 para seguir carreira solo, mas retornou em 1998, num show comemorativo dos 15 anos da banda. 

Mas e quanto aos integrantes do Capital Inicial? Vamos ver agora quem foram os principais integrantes da banda ao longo de seus 40 anos de história. 

Quem são os integrantes do capital inicial?

A banda teve mais de uma formação, visto que ao londo de sua jornada alguns integrantes entraram e saíram da banda. Loro Jones, presente na origem do Capital Inicial, deixou a banda em 2001.

Quem são os integrantes do capital inicial
Fonte/Reprodução: original

Já Murilo Lima, que substituiu Dinho Ouro-preto, deixou a banda 5 anos antes, em 1997. 

A formação atual do Capital Inicial conta com: 

  • Dinho Ouro Preto: Vocais;
  • Flávio Lemos: Baixo;
  • Fê Lemos: Bateria;
  • Yves Passarell: Guitarra e vocais de apoio.

Com essa formação, o Capital Inicial conseguiu lançar musicas que se tornaram hinos do Rock nacional. 

Músicas mais tocadas

Quando falamos de Capital Inicial a primeira música a vir a mente é “A sua maneira”, mas além dessa canção, a banda conseguiu emplacar diversos outros sucessos como: 

  • Primeiros erros;
  • Fogo;
  • Eu nunca disse adeus;
  • Fátima;
  • Melhor do que ontem;
  • Não olhe para trás.

Com essas e várias outras canções, o Capital Inicial se tornou uma das maiores bandas do Rock nacional, que arrasta multidões em seus shows até hoje. 

2 comentários em “Saiba qual a origem do Capital Inicial!”

Deixe um comentário