Uma das mais populares marcas de carro de todo o mundo, a origem da Jeep tem uma conexão enorme com questões militares, tanto é, que muitos conhecem a marca devido ao uso recorrente do veículo em produções cinematográficas com foco em guerras ou serviços militares, onde o popular jipe é amplamente utilizado desde a sua criação.
Porém, com o tempo, o veículo começou a ter reconhecimento em outras áreas graças ao seu fator off-road, que chamou atenção de muitos amantes dos esportes radicais.
Embora esteja ganhando muita popularidade, a origem da Jeep ainda é pouco conhecida pelo grande público, e neste artigo você confere as principais informações sobre toda a criação e expansão da marca.
O que é a Jeep?
Junto da origem da Jeep, vale conhecer um pouco mais sobre a marca em si, que a princípio era, na verdade, o nome de um tipo de veículo 4×4, populares pela sua capacidade e desempenho fora das estradas e em terrenos mais difíceis. Hoje em dia, o nome é dado para uma marca de veículos totalmente focada nesse tipo de carro, tanto para uso militar, quanto civil e, também, para práticas esportivas.
Qual é a origem da Jeep
Como dito anteriormente, a origem da Jeep está diretamente ligada a questões militares, pois os primeiros veículos do tipo foram criados em 1940, pela empresa Willys Overland, para uso dos soldados dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
O primeiro modelo, chamado de Willys MA, possuía um motor de 2200 cc e 60 cavalos, e só fora utilizado pelo exército estadunidense. Apenas em 1945, com o modelo Willys CJ-2A, foi que o veículo passou a ser comercializado para civis. Contudo, o termo Jeep só passou a ser utilizado oficialmente anos depois, em 1956, inspirado no personagem Eugene, o Jeep Mágico, das histórias em quadrinhos do marinheiro Popeye.

No Brasil, o Jeep chegou um ano depois de passar a ser chamado desse jeito, em 1957, após um ambicioso plano industrial que incentivava a produção de veículos no país. O primeiro modelo a rodar nas ruas brasileiras foi o Jeep CJ-5.
Em 1987, a marca Jeep passou a fazer parte do grupo Chrysler que, anos depois, se fundiu com a Fiat, popularizando ainda mais o veículo como um modelo popular para o off-road, graças ao seu design robusto e sua tração nas quatro rodas.
Quais os carros mais conhecidos da Jeep?
Desde a origem da Jeep, muitos modelos ganharam o gosto do público e, atualmente, existem diversos modelos que são extremamente conhecidos e populares, como o Jeep ‘41, que tem um conceito retrô para homenagear os primeiros modelos do veículo ou o Grand Cherokee, mais voltado para a área urbana e com um design mais moderno.

Além destes, existem os modelos voltados para o âmbito esportivo, com foco na tração nas 4 rodas. Entre eles, temos o Birdcage, o D-Coder, e o Bob, carros que são muito utilizados para trafegar em locais de terra e também são usados em competições profissionais, os conhecidos rallys.
Quem é o dono da Jeep atualmente?
Presentemente, a marca Jeep faz parte do grupo Stellantis, multinacional franco-itálico-americano com foco no mundo automobilístico. Além desta, o grupo possui diversas outras marcas de veículos, com presença em cerca de 130 países.
Embora possua outro dono, a marca mantém o nome desde a origem da Jeep, pois o Stellantis não utiliza sua nomenclatura para as companhias que ele possui, que podem manter seus nomes e logotipos originais.
A origem da Jeep, mesmo acontecendo em um período difícil da humanidade, se tornou um marco de um novo conceito para veículos no futuro, onde força e beleza caminham juntos.
2 comentários em “Qual a origem da Jeep?”