Conheça tudo sobre a história do surgimento da AIDS no mundo, no artigo completo feito pela equipe do Origem das Coisas.
O surgimento de novas doenças é sempre um momento difícil para a população, como também para a medicina. A impossibilidade de um tratamento logo nos primeiros casos, muitas vezes não se ter uma cura para tal doença, a dificuldade de encontrar medicamentos para amenizar os sintomas são algumas das características que mais preocupam.
É o caso da AIDS, doença que por muito tempo assombrou a população, com a impossibilidade de um tratamento eficaz e que levou à morte um número extenso de pessoas, antes do desenvolvimento de um tratamento.
Origem da AIDS: O que os cientistas descobriram
Depois de muitos anos de pesquisa, testes e rastreio, uma equipe de cientistas conseguiu identificar a origem do HIV, vírus responsável por causar a AIDS. Segundo alguns cientistas, o primeiro caso de transmissão do HIV pode ser datado por volta de 1930 na região do Congo.

No início das pesquisas, o vírus SIVcpz (Imunodeficiência Símia para Chimpanzés) foi encontrado apenas em animais de cativeiro. Posteriormente uma equipe de cientistas identificou o mesmo vírus em animais selvagens, o que pode explicar a transmissão deste para os humanos. Com essa descoberta, cientistas afirmam também que os primeiros casos de HIV podem ter surgido na região de Camarões, também na África.
O que dizem as teorias da origem da AIDS?
As teorias de origem da AIDS são de que o contágio entre animal e ser humano teria acontecido em virtude da caça. Isso seria explicado por machucados que os caçadores adquiriram enquanto capturavam os animais, e que esses, também machucados e ensanguentados, eram postos nos ombros dos caçadores e ocorria o contato do sangue contaminado do animal, com os ferimentos dos caçadores.
Por os sintomas serem similares há algumas outras doenças, e também por não haver ainda o conhecimento do vírus e métodos para diagnóstico, a descoberta de casos de HIV só veio anos depois.
Testes genéticos em chimpanzés
Para poder identificar melhor os vírus presentes nos chimpanzés, foi necessário realizar testes genéticos. Inicialmente estes eram realizados a partir de coleta de sangue desses animais, o que limitava apenas a realizar com animais de cativeiro. O que limitava a amostra e não apresentava tanta informação.
Com sequenciamento da genética dos vírus presentes nos chimpanzés, se tornou possível a pesquisa por outros métodos de identificar esse vírus em animais selvagens, que se deu através das fezes.
Cientistas recolheram e analisaram fezes desses animais, encontradas em áreas de difícil acesso de uma floresta em Camarões na África e descobriram vírus que muito se assemelhavam ao HIV dos humanos.
Quando foi descoberta a transmissão da AIDS?
O diagnóstico mais antigo em relação a AIDS data de um homem, que habitava a região do Congo, ele morreu no ano de 1959, entretanto, o seu diagnóstico só veio a acontecer em 1986, com material congelado.
E o relato considerado como pioneiro no isolamento do vírus, é referente a uma publicação feita por Montagnier em 1983, no qual, ele relatou como havia realizado o isolamento desse vírus na amostra de dois jovens homossexuais.
Quando começaram as campanhas de prevenção da AIDS?
Depois de muitos anos de desconhecimento e de preconceito em relação ao HIV e a AIDS, em 1988 a OMS deu um passo à frente em relação às discussões sobre a AIDS e instituiu o dia 1° de dezembro, como uma maneira de diminuir o preconceito e disseminar o conhecimento sobre a doença, o dia Mundial de Luta Contra a Aids.
Até hoje o mês de dezembro é voltado para a conscientização da AIDS.
Tratamento da AIDS nos tempos atuais
O tratamento contra a AIDS é realizado a partir de medicamentos que impedem o vírus de realizar a sua multiplicação, conhecidos como antirretrovirais. No Brasil o tratamento é disponibilizado gratuitamente pelo SUS.
Ainda não existe cura para AIDS, mas pesquisas já vêm sendo realizadas para esse fim e para o desenvolvimento de uma vacina. Apesar disso, dá para se viver com qualidade de vida e com uma vida saudável, ao realizar o tratamento.
3 comentários em “A origem da AIDS: veja tudo a respeito”